22.7 C
Vitória
terça-feira, 8 DE outubro DE 2024

Serra fecha 2022 sem registro de feminicídio na cidade

Informação foi divulgada durante balanço da Polícia Cívil que mostrou redução de mais de 30% neste tipo de crime 

Por Patrícia Battestin

A cidade da Serra tem motivo para comemorar. O município fechou 2023 sem nenhum registro de feminicídio. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (16) no balanço das ações da Divisão Especializada de Homicídio e Proteção à Mulher (DHPM) no ano de 2022.

- Continua após a publicidade -

De acordo com os dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), já nas outras cidades da Grande Vitória, foram registrados 2 feminicídios em Vila Velha, 1 em Guarapari, 2 em Cariacica, 2 em Viana e 3 em Vitória. No total, fora, 10 casos, contra 15 no ano anterior, uma redução de 33,3%. Segundo a Sesp o segundo melhor resultado desde 2016.

A titular da Divisão Especializada de Homicídio e Proteção à Mulher, delegada Raffaella Aguiar, ressaltou que o ano 2022 foi muito exitoso, com expressiva redução dos números de feminicídio. Ela destacou ainda que todos os casos consumados e tentados foram concluídos com indiciamento do autor, quase todos com prisão. “Nosso maior desafio é conseguir a redução dos números, pois cada vida vale muito para nós”, disse a delegada.

Tráfico de entorpecentes

O balanço ainda mostrou que no ano de 2022, um total de 39 mortes violentas de mulheres foram registradas. De acordo com os dados, entre as supostas motivações dos crimes contra mulheres, 46% dos casos apresentam ligação com entorpecentes, 10% relações interpessoais, 16% conflito familiar e 23 % sem qualquer motivação. Quanto em relação à arma utilizada nos crimes, a arma de fogo foi utilizada 27 vezes dos 39 casos apontados, seguida de arma branca, com 8 registros.

Para este ano, a equipe da Divisão Especializada de Homicídio e Proteção à Mulher se prepara para cumprir o desafio de reduzir ainda mais os números de homicídios. O foco é combater o tráfico de drogas e continuar com os monitoramentos de casos antigos, com o objetivo de obter êxito na autoria sobre os homicídios e realizar mais prisões, pois a maioria dos casos está relacionada ao tráfico de drogas.

“Esse é um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Polícia Civil, que realiza prisões rápidas e qualificadas, além de mostrar à sociedade que não haverá impunidade para quem mata uma mulher”, disse a delegada Raffaella Aguiar.

Homicídio e Feminicídio, qual a diferença?

Os dois termos fazem referência a crimes contra a vida. O homicídio, previsto no Artigo 121 do Código Penal, é definido como a conduta de matar alguém. O feminicídio é uma qualificadora do homicídio, instituído por meio da Lei 13.104/15 e se enquadra quando o homicídio contra a mulher é praticado pelo fato de ela ser mulher, seja por misoginia, discriminação de gênero, ou ainda por fatores que envolvem violência sexual ou decorrem de violência doméstica.

 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA