23.8 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Quase 200 câmeras de monitoramento na Serra

Cerca de 160 novos equipamentos foram adicionados aos 36 pontos do cerco eletrônico do Governo do Estado

Por Patrícia Battestin

De acordo com a prefeitura da Serra, o maior cerco de segurança do estado está no munícipio. São quase 200 câmeras com emissão de alertas, reconhecimento facial e identificação de veículos com 95% de precisão.

- Continua após a publicidade -

O novo sistema de videomonitoramento da Serra, chamado de Olho Vivo, ganhou cerca de 160 novas câmeras. Os equipamentos já estão em funcionamento e prontos para contribuir ativamente para a segurança da população. O recurso é parte de um conjunto de investimentos em segurança pública. Além da modernização e inovação tecnológica, a gestão está empenhando mais de R$ 7 milhões em equipamentos.

Uma nova central de videomonitoramento foi construída apenas para operar a tecnologia, que vem para somar forças aos 36 pontos do cerco eletrônico do Governo do Estado, já em instalação na Serra.

O intuito do equipamento, além de prevenir furtos, roubos, e outros tipos de crime, é otimizar a operação e  coleta de dados e criar uma rede de segurança integrada à instituições como Polícia Militar, Civil e Federal.

Desde a inauguração, em outubro deste ano, a ferramenta já tem ajudado a combater crimes no município, principalmente furtos e roubos de veículos. Segundo relatório da secretaria de Defesa Social, estima-se que com o novo recurso, a criminalidade apresente uma redução de 30%. O número é crescente, visto que o sistema estará, em breve, presente em todo o patrimônio municipal. Escolas, Unidades de Saúde, praias e creches contarão com o monitoramento 24 horas. 

Além disso, a Prefeitura também fará a instalação do botão do pânico, que pode ser utilizado tanto em estabelecimentos comerciais como por mulheres vítimas de violência.

Para o secretário de defesa social da Serra, Joel Lyrio, os investimentos potencializam o trabalho dos efetivos de segurança e elevam a Serra a outro patamar. “Novas viaturas, novos equipamentos de proteção, armamentos menos letais e um novo sistema de videomonitoramento fazem da Serra o município com mais recursos para uma resposta efetiva em segurança pública. Nosso trabalho agora ganha uma nova direção. A população com certeza terá ainda mais a atenção que merece”, comentou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA