27.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Sergio Vidigal avalia gestão: “Cidade se modernizou”

Prefeito da Serra destaca conquistas que atendem à evolução da cidade

Em 2024, o prefeito Sérgio Vidigal completa o seu quarto mandato à frente do executivo municipal da Serra. Nessa entrevista, ele conta um pouco da evolução da cidade nestes anos. O prefeito também listou projetos que serão executados e que prometem desenvolver ainda mais o município. Outro destaque abordado por Sérgio Vidigal está na segurança pública, com investimentos na Guarda Municipal, videomonitoramento e cerco eletrônico em toda a cidade.

Como o senhor observa as principais diferenças entre seus primeiros mandatos e os desafios atuais?
Em meu primeiro mandato, em 1997, a Serra era exclusivamente industrial. O perfil da cidade mudou consideravelmente, a economia se diversificou. Ao longo desses 28 anos, houve um notável crescimento populacional: saímos de cerca de 70 mil habitantes para os atuais 520 mil. Isso representa não apenas um desafio considerável, mas também uma transformação significativa. É uma cidade que se modernizou, com investimentos em áreas como inteligência artificial e tecnologia que trouxeram conquistas substanciais ao longo das últimas três décadas.

- Continua após a publicidade -

A Serra tem se destacado na geração de empregos. A que o senhor atribui esse resultado?
A Serra conta com cerca de 80.000 CNPJs ativos, incluindo empreendedores individuais e grandes empresas. Do total, aproximadamente oito mil são do setor industrial, contribuindo para um saldo positivo de mais de oito mil vagas de emprego entre janeiro e outubro deste ano. A abertura de microempresas tem sido uma fonte importante de absorção de mão de obra, refletindo-se em uma taxa de desemprego em torno de 6% no município, abaixo da média estadual e nacional, que gira em torno de 8%.

Como as iniciativas de inovação têm impulsionado o empreendedorismo na Serra?
Várias startups foram criadas na cidade, impulsionando novos empreendedores por meio dos investimentos municipais em inovação. Esses esforços atraíram indústrias e empresas focadas em automação e tecnologia, resultando em salários mais altos e aprimorando a qualificação da mão de obra local, além de promoverem melhorias na gestão, trazendo maior transparência e eficiência na prestação de serviços à população.

Os investimentos na segurança pública já trazem resultados?
São investimentos importantes que já estão começando a apresentar resultados.

Realizamos uma reformulação total, investindo em uma nova frota e valorizando seus profissionais, com o maior salário do estado. Também implementamos o videomonitoramento e cerco eletrônico em toda a cidade. Com isso, tivemos a redução dos índices de violência, especialmente roubo de veículos, assaltos e homicídios. Vale ressaltar, quanto aos homicídios, a redução obtida nos últimos anos, sendo que 2022 registrou o menor índice da série histórica da Serra. E em 2023 deverá ser ainda menor.

Quais são os projetos da gestão para 2024?
Para o próximo ano, vemos a conclusão do Contorno do Mestre Álvaro como um marco para o desenvolvimento da cidade, promovendo mobilidade e atraindo investimentos. A nova operação da ArcelorMittal na laminação de tiras traz também uma nova perspectiva para a indústria. Projetos futuros abrangem obras de mobilidade, como a variante de São Domingos, que conecta Serra Sede a Jacaraípe e a ligação de Porto Canoa e Civit I à BR-101.

A expectativa é ultrapassar R$ 2,6 bilhões em investimentos, considerando colaborações municipais, estaduais e federais.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA