24.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Ser mãe ajuda na vida profissional, revela pesquisa

Dados mostram que maternidade desenvolveu habilidades como paciência e gestão do tempo

Por Cristiano Stefenoni

A maternidade influencia positivamente a vida profissional da mulher. É o que concluiu uma pesquisa nacional divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Grupo Catho. O resultado mostra que 43,9% das entrevistadas acreditam que ser mãe as ajudaram a melhorar como profissionais. Entre as habilidades que elas mais desenvolveram estão: comunicação (11,6%), resiliência e paciência (10,1%), empatia (9,6%), gestão do tempo (8,8%) e criatividade (8,5%).

- Continua após a publicidade -

O estudo foi realizado pela Catho em abril e ouviu mais de 804 colaboradoras. Em relação ao período de licença maternidade concedido pelas empresas, 40,9% das mulheres não estavam trabalhando durante a gestação, enquanto 35,1% tiveram quatro meses de afastamento e 22,9% seis meses.

A pesquisa revelou também quais os benefícios as colaboradoras mais valorizam e que contribuem para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional: horários flexíveis (21%), plano de saúde para seus dependentes (18%), licença maternidade estendida (12,5%), auxílio creche (11,5%), trabalho híbrido (7,9%).

Para a CEO da RM Consulting, Rachel Maia, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional ainda é o grande desafio das mães no mercado. Ela orienta que as profissionais deem preferência às empresas que respeitem seus direitos.

“Encontrar empresas pró-diversidade também pode ser uma excelente alternativa, pois, em geral, elas entendem a importância dessa causa e promovem ações que buscam diminuir essa desigualdade, desde os processos seletivos até o dia a dia do trabalho”, justifica a CEO.

Outra dica é para que as mães que trabalham não se culpem por não estarem 100% do tempo presentes na vida dos filhos. “Não se culpe por também focar em sua carreira, pois a criação de filhos não é uma responsabilidade exclusiva da mulher, portanto, divida esse trabalho com sua rede de apoio e entenda que a pressão social é a principal responsável por essa culpa”, afirma Maia.

As habilidades mais desenvolvidas pelas colaboradoras após a maternidade:

Ser mãe ajuda na vida profissional, revela pesquisa
Fonte: Catho

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA