21.9 C
Vitória
segunda-feira, 25 maio, 2020

Semana de Prevenção às Hepatites começa nesta segunda (24)

Leia Também

Prefeitura de Vila Velha lança site com vagas de emprego

A página “Trabalha Vila Velha”, que estará disponível no portal da Prefeitura de Vila Velha, é uma ferramenta fundamental neste momento de crise econômica provocada pelo novo coronavírus.

Resolução suspende pagamento de parcelas do Fies por causa da pandemia

A suspensão dos pagamentos foi decidida pelo Congresso em projeto de lei sancionado recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro.

Renato Casagrande e primeira-dama testam positivo para covid-19

De acordo com a nota, o Governador Renato Casagrande passou a apresentar sintomas leves na última sexta-feira (22), quando realizou testes

“Os Saltimbancos” no Diversão em Cena ArcelorMittal Online

A história gira em torno de um grupo de animais descontentes com a vida no campo se aventura pela cidade, em busca de uma carreia musical.

O evento pretende levar informações sobre os perigos, as formas de prevenção e o tratamento das doenças

A partir desta segunda-feira (24), a Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV) inicia a Semana de Prevenção às Hepatites Virais com realizações de diversas ações do Programa de DST/AIDS Municipal e Atenção Primária em Saúde. A campanha será realizada até o dia 28 de julho, em unidades de saúde e outros pontos específicos de Vila Velha como os terminais de transporte urbano.

O evento pretende levar informações sobre os perigos, as formas de prevenção e o tratamento das doenças. Durante as ações, serão realizados o teste rápido para Hepatite B e Hepatite C e serão ministradas palestras com distribuição de informativo impresso aos participantes.

As hepatites B e C são infecções no fígado causadas por vírus e pode ser transmitido pelo sangue, sendo a Hepatite B uma doença sexualmente transmissível, o que facilita a contaminação. Existem cinco vírus responsáveis pelas hepatites virais: o vírus da hepatite A (HAV), o vírus da hepatite B (HBV), o vírus da hepatite C (HCV), o vírus da hepatite D ou Delta (HDV) e o vírus da hepatite E (HEV).

Os primeiros sintomas das Hepatites B e C podem ser: tontura, cansaço, enjoo, febre, dor na região do fígado (lado direito, abaixo da costela), pele e olhos amarelados, urina escura, fezes clara, entre outros.

De acordo com a infectologista da vigilância epidemiológica da PMVV, Mylene Murad, se não houver a detecção rápida das doenças, os quadros podem evoluir para cirrose e câncer de fígado, contudo existe tratamento. “O exame e o tratamento são ofertados pelo Serviço Único de Saúde (SUS). Inicialmente, o paciente faz o primeiro atendimento nas unidades básicas de saúde e, se o resultado for positivo, ele será encaminhado aos Centros Especializados de Saúde”, explicou.

A infectologista reforça que o diagnóstico precisa ser revelado o mais rápido possível. “As Hepatites são doenças silenciosas e a maioria da população não sabe que a possui. Por isso, é necessário fazer esse diagnóstico, pois quanto mais rápido mais eficaz será o tratamento, e isso faz uma grande diferença”, disse.

Vacina

Existe vacina contra a Hepatite B nas unidades, porém, está disponível apenas para menores de 19 anos e para o público prioritário, aqueles que correm maior risco de adquirirem o vírus, como profissionais do sexo, profissionais de saúde, usuários de drogas, hemofílicos, pacientes que fazem hemodiálise, portadores de hepatite C e portadores de HIV.

Para a hepatite C não existe vacina. “A doença é tratada por meio de antivirais. É um tratamento prolongado até que o vírus seja contido no organismo humano”, contou a infectologista.

 Formas de prevenção

– Mulheres grávidas podem transmitir o vírus ao bebê. Vacine o recém-nascido nas primeiras 12h após o nascimento;

– Quem recebeu transfusão de sangue antes de 1993 pode ter Hepatite C, faça o teste;

– Não compartilhe agulhas ou seringas;

–   Exija material esterilizado ou descartável em serviços de saúde, salões de beleza, em estúdios de tatuagens e na hora de colocar piercing;

– Previna-se durante as relações sexuais, use preservativos.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Com crise, mercado financeiro projeta rombo fiscal recorde este ano

Dados divulgados nesta segunda-feira, 25, pelo Banco Central mostram que a expectativa de déficit primário do setor público para o ano subiu de 7,80% para 8,00% do Produto Interno Bruto (PIB).

Bolsonaro sanciona Nova Embratur e veta incentivos fiscais para setor do turismo

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que cria a "Nova Embratur", com vetos a incentivos fiscais voltados para o setor do turismo.

Projeção do PIB de 2020 passa de -5,12% para -5,89%, aponta Focus

No Focus divulgado nesta segunda-feira, 25, a projeção para a produção industrial de 2020 seguiu em baixa de 3,68%. Há um mês, estava em baixa de 2,35%

Na pandemia, consumidores priorizam pagamento de despesas básicas, diz pesquisa

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus tem feito consumidores brasileiros priorizarem o pagamento das despesas domésticas mais básicas.

Vida Capixaba

“Os Saltimbancos” no Diversão em Cena ArcelorMittal Online

A história gira em torno de um grupo de animais descontentes com a vida no campo se aventura pela cidade, em busca de uma carreia musical.

Robô virtual de Vila Velha oferta cursos gratuitos pelo Whatsapp

O primeiro curso divulgado é o “Empreenda Vila Velha Digital”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).

Medidas de distanciamento social podem durar até 2022, segundo pesquisa

De acordo com a pesquisa, caso não haja alguma vacina ou um tratamento aprimorado até 2022, medidas de distanciamento social prolongadas ou intercaladas deverão ser tomadas.

Nova avenida Vitória: 75% das obras estão concluídas

As obras começaram há sete meses e contempla a reabilitação e reurbanização da malha viária, além da implantação de ciclovia e trabalho de microdrenagem.
Continua após publicidade