25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Já são 1.875 pessoas desalojadas ou desabrigadas no ES

Somente em Bom Jesus do Norte são mais de 1.830 pessoas desalojadas e 19 desabrigadas por causa das chuvas que atingiram a região

Por Patrícia Battestin

A chuva forte segue fazendo estragos e vítimas no Espírito Santo. Segundo dados do último Boletim Extraordinário divulgado pela Defesa Civil, somente na cidade de Rio Novo do Sul choveu 109,2 mm em apenas 24 horas. Alguns bairros ficaram alagados.

- Continua após a publicidade -

A cidade com o maior número de pessoas fora de casa, segundo a Defesa Civil, é Bom Jesus do Norte. Até o momento são 1.832 pessoas desalojadas e 19 desabrigadas. As famílias estão na alojadas na Creche Maria Fatinha. O município registrou um acumulado de chuva de 94,2 mm em 24 horas.

Em Linhares, de acordo com o último Boletim Extraordinário da Defesa Civil, não choveu muito nas últimas 24 horas. Porém o nível do Rio Doce está acima da cota de Inundação e 24 pessoas estão desalojadas.

Em Mimoso do Sul, ainda segundo a Defesa Civil, o Rio Muqui do Sul e os córregos Santa Marta Belmonte e Serra extrapolaram a capacidade de retenção de águas, e com a quantidade de chuva, muitos bairros do município estão alagados. Várias famílias estão desabrigadas e desalojadas. O número de vítimas ainda não foi contabilizado.

O governador Renato Casagrande chegou a visitar o município na manhã desta quarta-feira (25) e anunciou a adoção de medidas emergenciais, como o envio de materiais de limpeza e higiene, além de colchões e maquinários.

“Vamos realizar três etapas aqui em Mimoso: ação humanitária, obras emergenciais e obras estruturantes. Vamos entregar, já de forma emergencial, materiais de limpeza, colchões, itens de higiene pessoal e cestas básicas para atender as pessoas afetadas. Também estamos fazendo um plano emergencial para que a gente possa repassar recursos a Prefeitura, para a execução de obras emergenciais, como a desobstrução de vias e até a construção de alguma ponte que tenha sido prejudicada”, afirmou o governador.

Ajuda para os municípios 

O governador Renato Casagrande anunciou a criação de um fundo estadual no valor de R$ 200 milhões para auxiliar os municípios no enfrentamento de eventos climáticos extremos e de outras ações do Governo do Estado. “Temos ainda o Alerta ES, que montamos dentro da nossa Defesa Civil Estadual e está conectado com as Defesas Civis municipais. Para que a gente possa salvar vidas dos capixabas, como foi o caso aqui em Mimoso do Sul”, pontuou.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA