27.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Bombeiros do Espírito Santo embarcam para Turquia

Militares vão ajudar na busca e resgate de vítimas que ainda estão desaparecidas sob os escombros deixados por terremoto

Por Regina Trindade

Seis bombeiros integrantes do Centro Especializado de Resposta a Desastres (Cerd) estão à caminho da Turquia para auxiliar nas buscas e resgate às vítimas afetadas pelo terremoto que devastou cidades e deixou mais de 11 mil pessoas mortas em territórios turco e sírio. Os militares embarcaram para São Paulo na madrugada desta quarta-feira (08) e seguem viagem para a Turquia a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

- Continua após a publicidade -

A equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), especializada em resgates e desastres de grandes proporções, é formada por Major Fabio, major Siwamy, capitão Marinho, sargento Sperancini, sargento Breno, cabo Vicentini e a cadela Case. 

O governador Renato Casagrande afirmou em uma rede social que a atuação desses militares é “um gesto de solidariedade e colaboração”. A equipe foi enviada com a autorização de Casagrande.

Outras missões

Os militares do Cerd recebem treinamento especial para realizar resgates em locais de difícil acesso, ocorrências complexas, desmoronamentos e desabamentos, entre outros. Equipes do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo atuaram nos desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, Petrópolis, no Rio de Janeiro, e Recife, em Pernambuco.

11 mil mortos

De acordo com informações da Agência Estadão, o terremoto que abalou a Turquia e a Síria na última segunda-feira (06) foi considerado o mais letal da década, após o número de mortos ultrapassar os 11 mil nesta quarta-feira (08). O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que já foram confirmadas as mortes de 8.574 pessoas em decorrência do terremoto no país.
 
O governo da Síria confirmou que 1.250 pessoas perderam a vida em eventos relacionados ao terremoto. Nas áreas dominadas por forças rebeldes, o grupo voluntário dos Capacetes Brancos afirma que ao menos 1.280 pessoas morreram. Ao todo, mais de 45 mil pessoas ficaram feridas nos dois países, e 8 mil foram retiradas de escombros apenas na Turquia. O evento extremo é o mais letal desde 2011, quando um terremoto provocou um tsunami no Japão, matando cerca de 20 mil pessoas.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA