23.7 C
Vitória
sábado, 22 DE março DE 2025

Bombeiros do Espírito Santo embarcam para Turquia

Militares vão ajudar na busca e resgate de vítimas que ainda estão desaparecidas sob os escombros deixados por terremoto

Por Regina Trindade

Seis bombeiros integrantes do Centro Especializado de Resposta a Desastres (Cerd) estão à caminho da Turquia para auxiliar nas buscas e resgate às vítimas afetadas pelo terremoto que devastou cidades e deixou mais de 11 mil pessoas mortas em territórios turco e sírio. Os militares embarcaram para São Paulo na madrugada desta quarta-feira (08) e seguem viagem para a Turquia a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

A equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), especializada em resgates e desastres de grandes proporções, é formada por Major Fabio, major Siwamy, capitão Marinho, sargento Sperancini, sargento Breno, cabo Vicentini e a cadela Case. 

O governador Renato Casagrande afirmou em uma rede social que a atuação desses militares é “um gesto de solidariedade e colaboração”. A equipe foi enviada com a autorização de Casagrande.

Outras missões

Os militares do Cerd recebem treinamento especial para realizar resgates em locais de difícil acesso, ocorrências complexas, desmoronamentos e desabamentos, entre outros. Equipes do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo atuaram nos desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, Petrópolis, no Rio de Janeiro, e Recife, em Pernambuco.

11 mil mortos

De acordo com informações da Agência Estadão, o terremoto que abalou a Turquia e a Síria na última segunda-feira (06) foi considerado o mais letal da década, após o número de mortos ultrapassar os 11 mil nesta quarta-feira (08). O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que já foram confirmadas as mortes de 8.574 pessoas em decorrência do terremoto no país.
 
O governo da Síria confirmou que 1.250 pessoas perderam a vida em eventos relacionados ao terremoto. Nas áreas dominadas por forças rebeldes, o grupo voluntário dos Capacetes Brancos afirma que ao menos 1.280 pessoas morreram. Ao todo, mais de 45 mil pessoas ficaram feridas nos dois países, e 8 mil foram retiradas de escombros apenas na Turquia. O evento extremo é o mais letal desde 2011, quando um terremoto provocou um tsunami no Japão, matando cerca de 20 mil pessoas.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA