21.9 C
Vitória
sexta-feira, 21 junho, 2024

1ª ‘Salas Marias’ é instalada na Delegacia Regional de Vitória

Espaços funcionarão 24 horas por dia e iniciarão a operação na Grande Vitória, e futuramente em todo o Estado

Por Kebim Tamanini

O governo do Espírito Santo deu início à implantação das ‘Salas Marias’ nas Delegacias Regionais da Polícia Civil, destinadas ao atendimento humanizado de mulheres em situação de violência doméstica. Esses espaços funcionarão 24 horas por dia e começarão a operar na Grande Vitória, com planos de expansão para todo o Estado no futuro.

- Continua após a publicidade -

“Estamos inaugurando este ambiente humanizado para receber mulheres e seus filhos, garantindo que a vítima não permaneça no mesmo ambiente que o agressor. É uma maneira de acolher as mulheres, reduzir a impunidade e mostrar aos agressores que suas ações terão consequências”, declarou o governador Renato Casagrande após a instalação da primeira sala.

Após a implementação nas delegacias da Grande Vitória, as ‘Salas Marias’ serão instaladas nas Delegacias de Plantão em todo o estado, assegurando que todas as mulheres em situação de violência doméstica e familiar recebam atendimento qualificado, com a padronização necessária para a adoção das medidas apropriadas.

“Esta inauguração das Salas Marias nas Delegacias Regionais da Grande Vitória é uma conquista significativa para as mulheres do Espírito Santo. A implantação desses espaços representa um passo importante na luta contra a violência de gênero”, destaca a especialista em segurança pública, Gracimeri Gaviorno.

Além das salas, o Estado oferecerá às vítimas serviços como transporte para o Departamento Médico Legal (DML) para realizar exames de corpo de delito, busca de pertences em suas residências, encaminhamento para casas abrigo ou outros locais seguros. As viaturas serão identificadas e não identificadas para garantir o transporte seguro das mulheres e adolescentes.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA