22.1 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Saiba como a suplementação pode melhorar na endometriose

Muitas pessoas já ouviram falar da endometriose. Estudos apontam que a suplementação pode melhorar os quadros da doença

Por Paula Bourguignon

A doença tomou maior proporção após o comunicado da cantora pop nacional e internacional Anitta, que foi diagnosticada com o problema em julho deste ano.

- Continua após a publicidade -

A endometriose é uma doença na qual o tecido que reveste a parede interna do útero. Atinge 10% da população feminina brasileira com idade entre 25 e 35 anos, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A doença é causada por uma infecção ou lesão do acúmulo de células que cobrem parte do útero e que constantemente são eliminadas na menstruação.

Um incômodo para as mulheres, causando dor pélvica, fadiga, infertilidade, entre outros, diversos tratamentos são procurados para auxiliar as mulheres.

“A endometriose, além de afetar a saúde física da mulher, afeta o seu bem-estar mental e social e vida sexual”, explica a médica endocrinologista Gisele Lorenzoni.

Buscando soluções para esse problema, a fim de evitar cirurgias e promover uma melhora, vários estudos são realizados, e um recente publicado pela editora de periódicos científico MDPI (Multidisciplinary Digital Publishing Institute) mostrou que alguns alimentos e suplementação podem ser indicados para as pacientes.

Gisele diz que o estudo apontou a Vitamina D como um regulador clássico de vias inflamatórias e que ela pode atuar na diminuição das lesões provocadas no útero, e que o uso de suplementação de resveratrol reduziu o tamanho dos endometriomas.

“Com estas informações podemos suplementar a paciente e acompanhar o caso e o retorno. O resveratrol também pode ser encontrado na uva”, explica a endocrinologista.

Em relação à alimentação, Gisele diz que é benéfico para o controle da endometriose alimentos ricos em ômega-3, como peixes, oleaginosas, óleos vegetais, sementes, folhas verdes escuras, etc. “Também podemos suplementar caso a paciente tenha alguma intolerância alimentar para amenizar os sintomas e atuar na imunidade que vai agir contra a inflamação e favorecer uma melhora durante o nosso acompanhamento médico”, ressalta.

Os sintomas da endometriose frequentes são:

•Dismenorreia (dores no período menstrual)
•Dor no baixo abdômen ou cólicas que podem ocorrer por uma semana ou duas antes da menstruação de forma cíclica
•Dores nas relações sexuais com penetração, especialmente com profundidade
•Dores ao urinar e evacuar, especialmente no período menstrual
•Infertilidade
•Fadiga
•Diarreia, especialmente no período menstrual

Fatores de risco

Uma mulher cuja mãe ou irmã tem endometriose apresenta seis vezes mais probabilidade de desenvolver endometriose do que as mulheres em geral.

Outros possíveis fatores de risco são:

•Começar a menstruar muito cedo
•Nunca ter tido filhos
•Ciclos menstruais frequentes
•Menstruações que duram muito, especialmente sete dias ou mais
•Problemas como hímen perfurado, que bloqueia a passagem do sangue da menstruação
•Anormalidades no útero.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA