Sabores 2011 apresenta oportunidades em bares e hotéis do Estado

Evento segue atu00e9 a pru00f3xima quarta-feira

Evento segue atu00e9 a pru00f3xima quarta-feiraCom perspectivas de crescimento do setor hoteleiro, profissionais e estudantes do ramo têm a chance de participar, até quarta-feira (23), da Sabores 2011, feira e congresso que reúne empresários e especialistas do setor para a troca de experiências e de oportunidades. O evento acontece no Pavilhão de Carapina, na Serra, e deve reunir mais de 4 mil pessoas.

E o evento não poderia acontecer em outro momento. O segmento de bares, restaurantes, hotéis e pousadas do Espírito Santo se prepara para oferecer mais de 7,5 mil vagas de empregos nos próximos meses, quando começa a temporada de verão. Entre os cargos estão os de cozinheiro, ajudante de cozinha, garçom, copeiro, barman, caixa, auxiliar de serviços gerais, camareiro, técnico em hospedagem, entre outros.

Segundo Wilson Calil, presidente do Sindbares, para se ter idéia do cenário no Espírito Santo, os mais de 18 mil estabelecimentos de alimentação fora do lar empregam cerca de 90 mil pessoas – já no Brasil a estimativa é de 6 milhões de pessoas -, principalmente no que se refere a oportunidades de primeiro emprego, absorção de mão de obra não especializada (candidata permanente à exclusão), melhoria da qualificação profissional e desenvolvimento de novas carreiras.


Oportunidade para quem deseja começar uma carreira

A Associação Justiça Social, criada há seis anos, trabalha a qualificação de pessoas para o mercado gastronômico. Desde o ano passado, a entidade oferece o curso “Ingredientes” que prepara os participantes para atuarem como auxiliares de cozinha.

Segundo Wanda Martins, que também está à frente dessa ideia, o curso tem três etapas – teórica, prática e complementação prática. Essa última garante a oportunidade de os alunos vivenciarem na prática o dia a dia de um restaurante. Isso é possível graças à parceria que existe entre a Associação e os estabelecimentos conveniados no Estado. Segundo ela, em 2010 foram qualificados 12 alunos e, para este ano, mais 20 estão concluindo as atividades – que se encerram em dezembro. As aulas acontecem na Faculdade Novo Milênio e a única despesa que os alunos têm é como o deslocamento até a instituição de ensino.

Conteúdo Publicitário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome