Uma obra que reúne 73 artigos publicados de 2006 a 2010 nos principais veículos de comunicação do país e que mostra como foi o Governo Lula no período . Este é o foco do livro “Tempos de Planície”, que o ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, lança na próxima sexta-feira (25), na livraria Logos do Shopping Jardins (Jardim da Penha), em Vitória.
Trata-se de um produto desse novo ambiente em formação no país, permeado pelo debate de como superar velhos e arraigados entraves ao nosso desenvolvimento sustentável, mas também de como potencializar os avanços que temos experimentado.
Os textos estão organizados em oito capítulos temáticos e revelam discussões fundamentais sob a perspectiva de nossa história recente. “Os artigos reunidos nessa coletânea representam parte do que têm sido minhas atividades e reflexões desde que saí do governo e tive cassado meu mandato parlamentar. Um de meus desafios, perante gerações presentes e futuras, é demonstrar que um militante não precisa de cargos e postos para travar o bom combate”, afirma José Dirceu na introdução do livro.
Sobre o autor
José Dirceu de Oliveira e Silva nasceu em Passa-Quatro, Minas Gerais, em 16 de março de 1946. Iniciou sua carreira política como líder estudantil e ganhou notoriedade no movimento de oposição à ditadura, pela qual foi preso em 1968. Foi deportado para o México e exilou-se em Cuba a partir de 1970, retornando definitivamente ao Brasil somente em 1975. É membro-fundador do Partido dos Trabalhadores, no qual foi dirigente e eleito deputado federal. Coordenou a política de alianças da campanha de Lula em 2002, em cujo governo exerceu o cargo de ministro-chefe da Casa Civil de 2003 a 2005.