24.4 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Rochas ornamentais registram queda nos negócios

Mesmo sendo líder nacional, setor enfrenta desafios no ano

Por Gustavo Costa

Com uma das maiores reservas de mármore e granito do Brasil, é natural que o Espírito Santo seja destaque no setor de rochas ornamentais. As empresas do setor atuam desde a extração até a sua exportação. Aliás, o Estado é líder nacional nas exportações brasileiras de rochas, com 81,8%, enviando-as para todos os continentes. A despeito do seu posto indiscutível no cenário brasileiro, o setor de rochas enfrentou um 2023 repleto de desafios.

- Continua após a publicidade -
Rochas ornamentais registram queda nos negócios
Embora o setor de rochas seja muito vinculado às exportações, hoje 53% do faturamento das empresas capixabas vêm do mercado interno. Foto: Divulgação Sindirochas

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais (Sindirochas), Ed Martins, tanto em exportações quanto em negócios dentro do país o setor registrou um período complicado. “Temos um universo bem heterogêneo no setor de rochas capixaba, haja vista que estamos falando de 1.320 empresas industriais e outras 370 comerciais. Mas, em termos gerais, destacando que existem casos fora da média, 2023 está sendo um ano bastante desafiador. As exportações, mantêm-se em queda desde o último trimestre de 2022, sendo que de janeiro a outubro de 2023 a redução frente ao mesmo período no ano passado está em 15%. O mercado interno também apresenta retração, não sendo possível precisar o percentual, pela inexistência de dados oficiais”, observou.

O presidente lembra que em recente coleta de informações sobre a competividade do setor, elaborada pelo Observatório da Indústria da Findes com empresas capixabas de rochas, 60% reportaram que o volume de negócios em 2023 foi pior do que em 2022, sendo que para 80% destas as quedas foram superiores a 25%. Já quando o assunto são os investimentos, metade das empresas sinalizou que apesar de mantidos, eles foram realizados parcialmente quanto ao que estava programado.

Rochas ornamentais registram queda nos negócios
Fonte: comexstat.mdic.gov.br

“Interessante registrar que o Estado do Espírito Santo concentra 125 mil postos de trabalho diretos e indiretos, ou seja, mais de 30% do número de empregos gerados pelo setor de rochas no Brasil. O salário médio capixaba é superior à média salarial da indústria de transformação capixaba e, também, ao valor médio do salário do setor de rochas nacional”, destacou Martins.

Um dos destaques do ano foi a parceria entre Sindirochas, Findes, Cetem, Ufes e Ifes, Centrorochas e governo do Estado para o projeto de reconhecimento do Fino do Beneficiamento de Rochas Ornamentais (FiBRO) como substância totalmente compatível para a confecção de artefatos de cimento e de cerâmica vermelha.
“Esse é um passo totalmente aderente à economia circular, em seu positivo aspecto de sustentabilidade”, disse o presidente do sindicato.

Rochas ornamentais registram queda nos negócios
O Espírito Santo possui uma das maiores reservas de mármore e granito do país, bem como variedades raras, que só existem aqui Foto: SergeYatunin/ Istockphoto

O crescimento na oferta de produtos sem o respectivo crescimento na demanda tem gerado pressão sobre os preços. O setor terá em 2024 a missão de revisitar seus processos produtivos, suas planilhas de custos e a forma como elas são formadas e analisadas. “Mas, se existem desafios, também vemos um vasto campo de oportunidades, no qual a união do setor poderá levar a importantes avanços para o seu fortalecimento e desenvolvimento. A diferença entre sucesso e insucesso dependerá de foco, profissionalismo e cooperação. Afinal, ‘juntos nós somos mais fortes’”, encerrou Martins.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA