21.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Revista ES Brasil Oito anos. A chegada da consolidação

O petru00f3leo no Espu00edrito Santo foi tema da matu00e9ria de capa da primeira ediu00e7u00e3o da Revista ES Brasil

A revista completa seu oitavo aniversário com maturidade para oferecer cobertura dos temas econômicos que afetam o Espírito Santo

Oito. Para os chineses o número oito é o número que representa prosperidade, consolidação, maturidade. Se girado, o símbolo que representa o número se transforma no símbolo do infinito. Em 2013, a ES Brasil completa oito anos buscando a consolidaçãocomo referência informativa sobre a economia do Espírito Santo, trazendo a cada edição um balanço da situação do Estado, recompilando e analisando os acontecimentos destacados, refletindo sobre os principais temas do presente e desafios do futuro.

- Continua após a publicidade -

O editor-executivo da revista, Mário Fernando Souza, afirma que 2013 é um ano de expansão. “Nossa grande motivação para este ano é aumentar a circulação da revista. Queremos vê-la circulando em mais municípios do Estado e consolidada nas sete maiores cidades do interior do Espírito Santo.”

Nesses oito anos, a revista ES Brasil trouxe para o público capixaba centenas de reportagens pautando os principais temas relacionados à economia e à política do Espírito Santo, conectando estes mesmos temas com a perspectiva nacional e globalizada. A publicação também entrevistou nomes de grande relevância do cenário capixaba e brasileiro, além de contar com colunistas renomados.

A seguir, o leitor pode conferir os principais temas abordados ao longo desses oito anos acompanhando a economia e os negócios do Espírito Santo.

 

Petróleo: novas oportunidades
Em 2005, a primeira edição da Revista ES Brasil chegou às bancas estampando um tema que ganhava força no Estado. A manchete “Petróleo: ES, o novo Eldorado brasileiro”, destacava a rápida ascensão da produção petrolífera e a descoberta de novas reservas, que hoje colocam o Espírito Santo como 2º maior produtor nacional. Nas primeiras edições do ano de 2006, a revista destacaria que o Espírito Santo liderava o ranking nacional de novas descobertas de jazidas, além de repercutir o impacto das receitas dos royalties na economia dos municípios capixabas. O tema dos royalties voltaria a ganhar as páginas da ES Brasil em 2011, com a ameaça da mudança da legislação que prejudicaria o Espírito Santo, causando significativas perdas de arrecadação. Nesta edição, de número 92, oferecemos uma matéria especial sobre o tema, que se encontra finalmente num momento decisivo, com a aprovação os novos critérios de partilha pelo Congresso e a expectativa em relação a uma posição final do Supremo Tribunal Federal, que ainda pode reverter a decisão em favor dos Estados produtores como o Espírito Santo.

Indústria
Além da indústria do petróleo e gás, ES Brasil buscou abordar os diferentes segmentos industriais que contribuem para o PIB capixaba. Ao longo dos anos, matérias especiais destacaram setores fortes como o de rochas ornamentais, em que o Estado domina mais metade da produção e exportação nacional; a força e união do setor moveleiro no Norte do Estado; o sempre importante setor metalmecânico; a indústria da moda e dos cosméticos, produtos que o Espírito Santo oferece com excelência; além da indústria de software, que vem ganhando destaque e competindo em mercados nacionais e internacionais. A indústria gráfica, alimentícia e de bebidas, têxtil e de bebidas, entre outras, encontraram na revista espaço para divulgar seus resultados e reivindicar as melhorias necessárias para maior produtividade e eficiência.

Turismo
Acreditando nas belezas e no potencial do Estado, a publicação sempre deu particular destaque para o turismo em suas páginas. Reportagens mostraram desde o impacto do verão na economia estadual até o potencial do turismo de inverno nas montanhas capixabas, refletindo também sobre os velhos problemas que afetam o turismo local, além de destacar a chegada de grandes redes hoteleiras ao Espírito Santo. Acompanhou também as mudanças no carnaval capixaba com uma reportagem destacando o crescimento dessa nova indústria do entretenimento, que também recebeu atenção especial na última edição (fevereiro de 2013), quando o evento ganhou transmissão nacional pela televisão e foi cunhada a expressão “a folia do Brasil começa aqui”. A partir de abril de 2010, o capixaba também pôde acompanhar mensalmente os locais mais atrativos para viajar no Espírito Santo na coluna Aonde Ir, que oferece ainda dicas de hotelaria e gastronomia nestes locais.

Comércio e consumo
Os setores de comércio e serviços, também de grande relevância para a economia local, foram tema na revista em 2011, quando a ES Brasil dedicaria cobertura ao fenômeno do crescimento do mercado dos shopping centers, que movimentam bilhões de reais no Espírito Santo. Em agosto do ano passado, uma matéria se referia à “redenção do varejo”, apontando o setor como grande sobrevivente da crise internacional. Muito por conta da expansão do crédito, que bate recordes no país, conforme destacava uma reportagem já em 2009. Porém, no mesmo ano, a revista também já alertava para os perigos de que essa política gerasse um aumento da inadimplência, que poderia ser um entrave para o desenvolvimento capixaba. O potencial de consumo dos municípios capixabas foi avaliado em cobertura especial realizada em 2007, além de ressaltar a posição destacada de Vitória por sua classe A. Um perfil das compras da classe AB capixaba foi capa da revista de nº 42, publicada em janeiro de 2009

Logística e infraestrutura
Um dos temas chaves para o desenvolvimento capixaba, a logística e a infraestrutura não poderiam deixar de estar presentes no conteúdo da revista, oferecendo longas e detalhadas reportagens, únicas na imprensa capixaba. Em sua edição número 2, a ES Brasil já demonstrava a importância dada ao assunto, estampando em sua matéria de capa o título “Logística: o caminho da riqueza capixaba”. A eficiência dos portos, o potencial da logística marítima, a utilização racional dos recursos naturais e um panorama da energia no Estado foram alguns dos assuntos abordados e que seguem em pauta na economia capixaba.

Mão de obra
Diante do crescimento acelerado e da diversificação da economia capixaba, incorporando também conhecimentos especializados e tecnologias de ponta, a falta de mão de obra qualificada é uma preocupação alarmante para o desenvolvimento do Estado. Em 2006, o tema apareceria na capa da edição número 9 da revista, indicando que “faltam profissionais para sustentar o crescimento do Estado”. Seis anos depois, o tema voltaria a ocupar espaço, destacado na edição 87: “Sobram oportunidades, faltam especialistas: o Espírito Santo está preparado para o futuro?”, indagava a matéria. Em 2007, uma reportagem também apontava a falta de candidatos para as vagas de portadores de deficiência, indicando que apenas 45% delas era preenchida.

Meio Ambiente
O desenvolvimento sustentável, que consiga aliar crescimento econômico com a preservação das riquezas naturais, é não só uma necessidade, mas uma exigência no mundo moderno. ES Brasil destacou o potencial dos econegócios, como a indústria da reciclagem. A polêmica e os potenciais do biocombustível no Estado resultaram em uma matéria na edição 26, em 2007. A revista também demonstrou o perigo do lixo tecnológico sem tenha destinação apropriada, a importância do consumo consciente e, na edição 91, o potencial da biodiversidade capixaba, que pode se converter em um ativo importante para a economia, se bem aproveitada. A água, líquido vital, recebeu ainda atenção especial em edições de 2006 e 2011.

O Espírito Santo no Brasil e no mundo
Um dos princípios que norteiam a cobertura jornalística da ES Brasil, é a abordagem da economia capixaba com uma atenta visão do cenário nacional e global e de sua influência no Estado. Os efeitos da crise mundial sobre o Espírito Santo receberam cobertura especial. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi repercutido com especialistas capixabas para abordar seu impacto local, além de sinalizar que, apesar da existência de verbas, faltavam projetos para conquistá-las. Debates internacionais, como o travado sobre o aquecimento global, também foram trazidos para a esfera local, debatendo sua influência na economia estadual. A participação de capixabas durante a realização da Conferência RIO +20 também recebeu atenção especial da revista. Por outro lado, o potencial dos produtos e serviços do Estado, que ganham espaço no Brasil e no mundo, também fizeram parte da cobertura, como na reportagem “A força das marcas capixabas”, publicada em novembro de 2012.

Agropecuária
A importância da agricultura e da pecuária para o Estado é grande e vem sendo acompanhada pela ES Brasil. O peso do agronegócio na geração de emprego, renda e desenvolvimento foi capa da revista em 2009. Outro tema foram os efeitos da crise global na produção de alimentos para o Estado. Principal produto de nossa agricultura, o café Conilon, que no ano passado completou 100 anos de cultivo no Espírito Santo, recebeu reconhecimento estampando a capa da edição de julho de 2012.

Mercado imobiliário
Um setor de suma importância para a empregabilidade e o crescimento do Estado, o mercado imobiliário e sua expansão apareceram já na capa da quarta edição da revista, em outubro de 2005. O crescimento da oferta e as novas oportunidades do setor voltariam a ser capa em edições de 2008 e 2012, além de uma matéria destacando os incentivos do governo que ajudaram o setor a superar a crise em 2009.

Gestão de empresas
Oferecer suporte para empresários e executivos é uma das funções da ES Brasil, que ao longo dos anos abordou vários problemas que afligem a gestão das empresas, escutando especialistas, apontando bons e maus e exemplos e sugerindo caminhos a serem seguidos para sua solução. A lista é interminável. Entre os temas mais destacados estão a qualidade da gestão, a importância da inovação, o uso do crédito, a redução dos custos, o planejamento na empresa, o gerenciamento de projetos, o cumprimento de prazos, a organização das informações, o uso das redes sociais, os investimentos em tecnologia, o foco no cliente. Outros temas, como a sucessão nas empresas familiares ou a administração conjunta com o cônjuge, o papel dos gerentes e a retenção dos talentos, também fizeram parte desses oito anos de trabalho da ES Brasil.

Gestão de carreira
O rumo da carreira profissional é outra preocupação dos leitores que motivou diversas matérias. O primeiro emprego, a gestão do tempo, a liderança, a importância da especialização e pós-graduação, negociação salarial, como manter o emprego e o que fazer depois de uma demissão, foram alguns dos assuntos abordados. A revista também repercutiu temas como a conciliação entre trabalho e família e abordou os “workaholics”, viciados em trabalho. A liderança feminina no mundo corporativo, sua importância no mercado e casos de executivas de sucesso, foram temas de diversas reportagens, assim como a nova geração de líderes e a chamada geração Y, que está modificando o mercado de trabalho, além dos “cinquentões”, cuja maturidade vem sendo reconhecida e valorizada pelas empresas.

Política e sociedade
Nem só os problemas da economia tiveram espaço na ES Brasil. A revista oferece uma abordagem cuidadosa e qualificada sobre os principais debates que preocupam a sociedade capixaba. A segurança pública, problema sério no âmbito estadual, foi tema desde as primeiras edições da publicação, assim como saúde e educação, sendo que esta foi reportagem de capa da última edição. Outro tema que vem ganhando cada vez mais força no debate social é o trânsito e a mobilidade urbana, que também vem sendo debatida em matérias especiais. As eleições municipais e estaduais, as articulações para defesa dos interesses capixabas no cenário nacional e o acompanhamento das decisões políticas que influenciam a sociedade e a economia foram, igualmente, temas constantes de cobertura pela ES Brasil.

Retrospectivas
Um bom balanço do desempenho da economia capixaba ao longo dos anos pode ser encontrado nas edições especiais de retrospectiva que a ES Brasil publica ao final de cada ano. Em dezembro de 2006, a publicação ouviu os principais atores da economia estadual para avaliar o resultado do ano. A partir de 2007, a revista começou a circular em edições especiais em que a maior parte do conteúdo se dedica ao balanço anual dos vários setores econômicos. Aquele ano foi definido como “o ano da perfeição econômica capixaba”, devido aos excelentes resultados alcançados. A euforia diminuiria no ano seguinte, devido à crise internacional, que levou a revista a destacar 2008 como um ano divisor de águas. O desafio da retomada do crescimento deu a tônica da edição de 2009, e no final de 2010 a retrospectiva mostraria a expansão, apesar das turbulências. Em 2011, a última revista do ano apresentaria a preocupação com a expectativa de desaceleração no ano seguinte. E no último dezembro, em seu balanço anual da economia, a ES Brasil anunciaria um ano de 2013 com muitos desafios para a economia capixaba.

Muito mais do que uma revista
Desde que foi concebida, a ES Brasil foi pensada para ser a base de uma plataforma multimídia. Hoje, além da publicação impressa, o veículo se posiciona na internet por meio de um site para produção de mídia instantânea e de um canal de música na web (ambos podem ser acessados em www.esbrasil.com.br). A ES Brasil ainda produz a pesquisa Top Marcas, que serve como uma radiografia do consumo das classes A e B, público alvo da revista. Outro projeto surgido a partir dos temas levantados pela revista foi o ES Brasil Debate, que quatro vezes por ano reúne especialistas para discutir temas de grande impacto para a econômica capixaba, em eventos abertos ao público.

 

Depoimentos:

“A Revista ES Brasil se consolidou como um importante veículo de comunicação no Espírito Santo, acompanhando e levando a seus leitores os principais fatos ocorridos no Estado, no Brasil e no mundo.”
Marcos Guerra, presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes)

“As publicações são de grande utilidade para o meio rural, pois tratam de assuntos que norteiam as atividades do setor, como gestão, políticas públicas, meio ambiente e mercado, exercendo representatividade para a sustentabilidade de toda a economia capixaba.”
Júlio da Silva Rocha Junior, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES)

“O povo capixaba, em especial o morador da nossa querida capital, Vitória, vem sendo contemplado, há oito anos, com um material de altíssima qualidade e reportagens abrangentes principalmente nos campos da política e da economia.”
Luciano Rezende, prefeito de Vitória

“Ao longo de sua trajetória, a revista ES Brasil se consolidou como um importante veículo de comunicação no Espírito Santo, contribuindo para que os capixabas tenham acesso a informações com qualidade e credibilidade.“
Ricardo Ferraço, senador

“A Revista ES Brasil surgiu, e agora completa seu oitavo aniversário, num tempo em que o Novo Espírito Santo se constituía, firmando novos caminhos para o nosso desenvolvimento socioeconômico e político-cultural. A ES Brasil tem sido também um importante espaço de consolidação e evolução desse novo tempo em terras capixabas.”
Paulo Hartung, economista e ex-governador

“A Revista ES Brasil tem uma excelente linha editorial, é independente, é gostosa de ler. Ela presta serviços relevantes ao leitor e ao mercado capixaba, sempre com matérias importantes sobre economia, política, turismo e negócios do nosso Estado.”
Eduardo Couto, Diretor Executivo da TOTVS Espirito Santo e Norte Fluminense

“Quero parabenizar a revista ES Brasil pela sua colaboração no desenvolvimento do Espírito Santo. Através da escolha de boas pautas a serem desenvolvidas, e matérias e artigos bem elaborados, temos a oportunidade de nos informar e acompanhar o andamento de assuntos relevantes para o Estado.”
Luiz Wagner Chieppe, diretor de Relações Corporativas do Grupo Águia Branca

“A Revista ES Brasil presta uma grande serviço ao Espírito Santo, sempre tratando de temas de relevante interesse público e norteadores para o mercado. Parabéns a toda equipe e que continuem neste caminho”.
Marcos Campos Dell´Orto, presidente da Capel

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA