As obras foram reiniciadas nesta terça-feira (09) e a previsão é de sejam concluídas até o final deste ano.
As obras de dragagem e derrocagem do canal de acesso do Porto de Vitória foram retomadas na manhã desta terça-feira (9), após a chegada de todos os equipamentos para a execução do serviço. O processo de aprofundamento do canal de acesso do porto foi iniciado há quatros anos e paralisado no segundo semestre do ano passado.
A draga Hopper, com capacidade de cisterna de 2.150 m³, foi o último equipamento a chegar e a primeira a se deslocar para os trabalhos nas proximidades do Penedo. Além da Hopper, o serviço está sendo executado pela Novadragamar e por dois batelões em todo o canal, na bacia de evolução e nos berços de atracação. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o final deste ano.
Segundo o coordenador de Obras e Manutenção da Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo), Ednaldo Lepaus Baldan, serão retirados os 690 mil m³ restantes de um total de 1,8 milhão m³. Quanto a derrocagem (retirada de pedras do fundo da baía) restam apenas 4 mil m³, de um total inicial de 110 mil m³.
Os sete quilômetros do canal de acesso do Porto de Vitória têm profundidade de 11,4 m, calado de 10,6 m e capacidade de carga máxima de até 40 mil t. Após a conclusão das obras, a profundidade chegará a 14 m no canal e 13,5 m na bacia de evolução. A obra foi orçada em cerca de R$ 120 milhões, custeada pelo Governo Federal.
Foto: Codesa