24.4 C
Vitória
terça-feira, 29 setembro, 2020

Novas regras adotadas para o comércio a partir desta segunda-feira (1º)

Leia Também

4.500 oportunidades de conquistar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Na manhã desta segunda-feira (28), o governador do Estado, Renato Casagrande, lançou a 2ª fase do programa CNH Social, desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES).

STF tem 4 ministros a favor da reserva de verbas para candidaturas negras

"A conquista da igualdade do voto, no mundo todo, foi essencial e necessária para o combate e a diminuição de todas as formas de discriminação, porém não suficiente", disse Moraes

Aulas presenciais para o Ensino Médio da Rede Estadual retornam no próximo dia 13

Revezamento, inquérito sorológico e sinalização de ambientes estão entre as medidas adotadas pelo Governo do Estado no retorno às aulas, previsto para o dia 13 de outubro. 

Uma série de medidas foram estabelecidas, seguindo as orientações das autoridades sanitárias, serão adotadas em Vila Velha

Estabelecimentos comerciais, galerias, centros comerciais, academia, shoppings e restaurantes de Vila Velha funcionarão com novas regras a partir desta segunda-feira (1º). As medidas foram publicadas em um decreto nº 127/2020 no edição extra do Diário Oficial de Vila Velha, ontem (31).

Seguindo as orientações das autoridades sanitárias neste momento de pandemia, o decreto dispõe o funcionamento dos estabelecimentos comerciais somente com atendimento presencial em dias alternados, de segunda à sexta-feira, limitado ao horário das 10 às 16 horas.

Sendo assim, as lojas de produtos de consumo pessoal, como vestuário, calçados, cosméticos, perfumarias, acessórios, óticas, artigos esportivos e similares, somente poderão funcionar nos dias pares do calendário.

Já as lojas de produtos de consumo não pessoal, como eletrodomésticos e eletrônicos, materiais de construção, lojas de venda de peças automotivas, lojas de venda de veículos automotores, móveis, colchões, cama, mesa e banho, artigos de festas e decoração, artigos de informática, funcionarão nos dias impares do calendário.

Além disso, os estabelecimentos comerciais e de serviços em todo território do município deverão reforçar as boas práticas e os procedimentos de higienização, bem como garantir as condutas adequadas de higiene pessoal e o controle de saúde dos colaboradores, e estabelecer medidas de atendimento seguro ao cliente, a fim de minimizar o risco de transmissão do novo coronavírus.

Shoppings centers

O atendimento presencial nos shoppings será realizado de segunda a sexta-feira, de acordo com a seguinte escala de horário de funcionamento: lojas âncoras, semi-âncoras e megalojas: funcionamento das 12h às 18h; as lojas de alimentação: funcionamento limitado das 12h às 16h; e lojas satélites: funcionamento das 14h às 20h.

Os shoppings centers deverão permitir a entrada de um cliente no estabelecimento por cada 22m² de área do mall, considerando lojas, praças e circulações de uso coletivo, respeitando, ainda, a proporção de um cliente por cada 10m² no interior de cada loja; e proibir a entrada de menores de 12 anos. 

Academias

O funcionamento de academias de esporte de todas as modalidades no âmbito do município de Vila Velha orientar-se-á pelo estabelecido neste decreto, observando as boas práticas e os procedimentos de higienização, bem como garantir as condutas adequadas de higiene pessoal.

Porém, fica vedada, em qualquer tipo de academia, a prática de esportes de contato e/ou esportes que obrigatoriamente demandem compartilhamento de materiais ou equipamentos, tais como lutas, vôlei, basquete e futebol.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Novos horários de funcionamento de bares, shoppings e academias

Municípios classificados de 'Risco Baixo' para transmissão do coronavírus - como Vitória e Serra - comemoram a volta do horário normal de funcionametno do...

Mães à beira de um ataque de nervos

A pandemia obrigou toda a sociedade a mudar. Mudar hábitos, a forma de olhar a sociedade, as relações. Mas impôs às mães uma rotina ainda mais exaustiva

Hospital Materno Infantil: uma conquista da população da Serra

As instalações do Materno Infantil são modernas e prezam pela economia de energia e sustentabilidade. O prédio será todo automatizado

Golpe pelo WhatsApp: saiba como evitar!

Várias pessoas estão sendo vítimas de golpistas que tem clonado números de WhatsApp de pessoas e mandando mensagens pedindo dinheiro.

Mais de 150 propostas para a Serra. Entenda!

Segundo a Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplae), até a última terça-feira (28), foram recebidas 154 propostas. A audiência estará disponível até o dia 14 de agosto.

Como aproveitar melhor o FGTS emergencial?

Para muitas pessoas, esse dinheiro já tem destino definido, como pagar algumas contas essenciais, além de investimento pessoal, mas será que existe uma forma melhor de aplicá-lo? Especialista explica!

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Economia: pedidos de seguro-desemprego caem 11,6% na 1ª quinzena de setembro

O custo de cada parcela adicional é estimado em R$ 8,35 bilhões, segundo cálculos da equipe econômica obtidos pelo Broadcast

‘Vamos fazer programa de substituição tributária’, diz Guedes

Ricardo Barros (PP-PR), afirmou ainda que não haverá aumento de carga tributária na proposta de reforma que o governo construirá

Conab avalia que Brasil terá segunda maior safra de café em 2020

O 3º Levantamento da Safra 2020 de Café, divulgado hoje (22), em Brasília, pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), foi estimado em 61,6 milhões...

Valor Bruto da Produção Agropecuária deve ser recorde de R$ 823 bi, diz CNA

Outros fatores que podem influenciar o indicador do setor são o aumento de 4,3% na produção, a alta de 18,7% nos preços

Vida Capixaba

Retorno de cirurgias eletivas impulsiona crescimento das plásticas

O aumento da procura por cirurgias atinge todas as faixas etárias e principalmente os jovens.

Doenças tireoidianas no idoso e a associação entre Covid-19 e a tireoide fazem parte de evento científico

De 30 a 31 de outubro ocorrerá o 19º Encontro Brasileiro de Tireoide (EBT), pela primeira vez online, em razão da pandemia da covid-19....

Cirurgia inédita no Estado para tratar tumores de pulmão

O procedimento é inovador! Chamado de lobectomia uniportal por vídeo, o procedimento será realizado no dia 26 de setembro. 

Farol Santa Luzia e Igreja do Rosário são reabertos com novas regras de visitação

A reabertura dos pontos turísticos capixabas acontece aos poucos e na última quarta feira (23) mais dois, localizados em Vila Velha, reabriram para visitação depois de ficarem fechados por meses, em consequência da pandemia do novo Coronavírus.
Continua após publicidade