28.8 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

“Aumento nos diagnósticos é resultado do crescimento da informação”, relata psicólogo

Apesar de estudos confirmarem aumento de diagnósticos de TEA, a falta de dados atualizados persiste como problema

Por Kebim Tamanini

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, em 02 de abril, lamentamos a falta de informações e dados atualizados sobre quantas pessoas com autismo existem e onde estão na sociedade. Um exemplo claro disso é a ausência de dados recentes, com os últimos números disponíveis datando de 2010, após um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que revelou que o Brasil tem aproximadamente 2 milhões de pessoas com autismo.

- Continua após a publicidade -

Nos Estados Unidos da América (EUA), são realizados levantamentos, anualmente, conhecidos como Center for Disease Control and Prevention, que mostram o número de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo esses estudos, em 1970, a proporção era de 1 para cada 10 mil crianças, em 1995 já havia saltado para 1 em cada mil, com uma curva de crescimento acelerada, chegando a 1 para cada 59 em 2018 e 1 para cada 36 em 2023.

Adaptando essa proporção à realidade brasileira, estima-se que o país tenha cerca de 4 milhões de pessoas com autismo. No Espírito Santo, de acordo com o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), que realizou levantamentos nas matrículas escolares em espaços públicos e privados, o Estado tinha, no primeiro semestre de 2022, um universo de 13.634 pessoas matriculadas nas escolas capixabas.

“Acredito que esse aumento seja decorrente do aumento nos diagnósticos, e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (Center for Disease Control and Prevention) nos mostra essa tendência. Também devemos considerar que estamos discutindo mais sobre o autismo, a ampliação do espectro que engloba o Asperger, transtornos do desenvolvimento infantil, o que expande o campo e o conhecimento das causas que contribuem para o aumento dos diagnósticos”, esclarece o psicólogo Matheus Alves em entrevista ao ES BRASIL.

Confira a entrevista na íntegra com o psicólogo Matheus Alves, que aborda aspectos da vivência dos autistas em todas as fases da vida.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA