26.9 C
Vitória
terça-feira, 7 maio, 2024

Projeto quer qualificar mão de obra em VV

Uma pesquisa da Assevila e Novo Milênio mapeou as necessidades dos empregadores com relação à mão de obra

Por Amanda Amaral

Previsto para ser lançado em setembro de 2023, o projeto Assevila nos Bairros pretende criar uma ponte entre empregadores e profissionais de bairros de Vila Velha, especialmente os mais vulneráveis, para colocação no mercado de trabalho.

- Continua após a publicidade -

A iniciativa é da Associação de Empresários de Vila Velha (Assevila), por meio do seu Conselho de Educação e Assistência Social em conjunto com a Faculdade Novo Milênio, concluiu recentemente um estudo como primeira parte do projeto.

A coordenadora do Conselho de Educação e Assistência Social da Assevila, Renata Frechiani, explicou que o objetivo da pesquisa foi responder quais são as principais dificuldades que os gestores enfrentam em relação à mão de obra e como elas impactam no desempenho e resultados da empresa.

Primeira etapa

O levantamento foi realizado com 36 estabelecimentos empresariais e dos gestores entrevistados, 86,11% apontaram a baixa qualificação como fator preponderante do problema da mão de obra.

“A primeira parte do estudo foi identificar as demandas empresariais locais, no que tange a mão de obra, ouvindo as dores do empresário, buscando identificar as suas necessidades. A partir desse mapeamento é possível capacitar a mão de obra local, objetivando a geração de emprego e renda, contribuindo assim para o desenvolvimento do município. Assim é possível propor soluções para os problemas sociais, em busca de uma cidade melhor, de um cidadão melhor”, disse Renata.

Segunda etapa

Em um segundo momento, o projeto prossegue com a capacitação através da oferta de cursos para atender a demanda mapeada, contribuindo para a promoção da equidade social e produtiva do município.

A partir dos resultados do projeto piloto, está previsto para setembro o lançamento do projeto Assevila nos Bairros em escala maior. De acordo com a Associação, é possível ainda ampliar as parcerias com as faculdades e universidades, com objetivo de gerar mais oportunidades de qualificação no mercado de trabalho.

Sobre a Assevila

A Associação de Empresários de Vila Velha foi fundada em 2007. É uma instituição não governamental, sem fins lucrativos. Em sua composição, possui seis conselhos temáticos para contribuir com o desenvolvimento sustentável do município, nas áreas de Turismo e Economia Criativa, Logística e Infraestrutura, Desenvolvimento, Leis, Educação e Assistência Social e Inovação e Tecnologia.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA