Programa de conscientização sobre o uso responsável de sacolas plásticas terá aporte de R$ 19,6 milhões

747467.educacao_sacola_plastica_224_299A indústria do plástico aprovou para o triênio 2009-2011 o orçamento de R$ 19,6 milhões que contempla o Projeto de Comunicação sobre a imagem dos plásticos e a continuidade do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas. As contribuições desta verba contam com a participação de toda a cadeia produtiva do plástico.

Esse montante foi destinado à campanha para reforçar a imagem dos plásticos como produtos de alto valor agregado, indispensável na vida moderna, além de sustentáveis, uma vez que podem ser reutilizados e reciclados (mecânica ou energeticamente). A campanha vem sendo veiculada nacionalmente nos principais meios de comunicação do país, divulgando essas práticas e terá continuidade em 2010 e 2011.
O orçamento também contempla o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, iniciado em 2007 e já implantado em cinco capitais (São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Goiânia e Brasília). No ano que vem, Rio de Janeiro, Recife e Florianópolis serão as primeiras cidades que receberão o programa, que já apresenta resultados na redução do consumo de sacolinhas. Em 2011, novas capitais serão incorporadas ao Programa. Até o final de 2009, a previsão de consumo dessas embalagens é de 15 bilhões ante 16,2 bilhões em 2008 e 17,9 bilhões em 2007, o que resulta em 16,2% de redução do início do programa até agora.
O esforço conjunto de convencimento dos consumidores sobre o uso responsável das sacolas plásticas tem sido forte. A população vem sendo estimulada pelo governo e pela mídia (imprensa e mídias sociais) a reduzirem o consumo, reutilizarem e reciclarem as sacolas (conceito dos 3R’s). Em 2010, projetos sobre a Reciclagem Energética deverão sair do papel e irão complementar o ciclo – consumo responsável, reutilização das sacolas, reciclagem mecânica, transformando o plástico em outros produtos e reciclagem energética, gerando energia com a queima do lixo – processo no qual o plástico é fundamental e serve como combustível.

Conteúdo Publicitário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome