32.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Professores merecem respeito todos os dias

Segundo o Painel Educação, em agosto de 2023 havia 71.498 professores atuando nas escolas públicas estaduais e municipais do ES

Por Kebim Tamanini

O Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro, é uma ocasião especial que reconhece o papel fundamental que os educadores desempenham na sociedade. É uma oportunidade de valorizar o esforço incansável e a influência que os professores têm sobre as vidas de seus alunos e na formação do futuro.

- Continua após a publicidade -

Conforme os dados do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), por meio do Painel Educação, em agosto de 2023 havia 71.498 professores atuando nas escolas públicas estaduais e municipais do estado. O valor bruto médio dos salários era de R$ 5.763,07, e havia 10,46 matrículas atendidas por cada professor.

Fonte: TCE-ES
Fonte: TCE-ES

Esses números nos fazem refletir sobre o reconhecimento e valorização dos profissionais da educação. Como dizia Nelson Mandela “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

Muitas vezes, comparando os salários dos professores com outras profissões, surge uma disparidade que não condiz com a importância da tarefa que realizam. Professores relatam que a educação é o alicerce de uma sociedade próspera e informada, e os educadores são os construtores desse alicerce. Valorizá-los não é apenas uma questão de justiça, mas também de investimento no futuro.

O dia como hoje é a oportunidade para pensar como solucionar os desafios enfrentados pelos educadores, como a constante evolução da tecnologia, a diversidade nas salas de aula, a pressão das avaliações e as mudanças nas políticas educacionais.

Segundo o professor Rafael Costa, apesar de haver inúmeros obstáculos, os professores continuam inovando e moldando o futuro. “Os tempos estão mudando, e nós professores, devemos acompanhar. As ferramentas digitais e a flexibilidade precisam ser nossos aliados, para que os alunos possam descobrir o mundo em que vivem”, enfatiza.

A diversidade de alunos, com diferentes origens, necessidades especiais e níveis de proficiência, exige uma abordagem inclusiva. Professores enfrentam o desafio de atender a cada aluno de maneira equitativa e garantir que todos tenham igualdade de oportunidades. Contudo, esses profissionais muitas vezes enfrentam a falta de recursos, desde materiais de ensino até salas de aula superlotadas. Isso limita sua capacidade de proporcionar uma educação de qualidade e inclusiva.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA