23.9 C
Vitória
domingo, 5 maio, 2024

Professora é alvo do MP por gesto associado ao nazismo

A gravação que levou à abertura da apuração da Promotoria foi realizada em sala de aula. De acordo com a direção-geral da escola, a professora foi demitida

O Ministério Público do Paraná instaurou um procedimento investigatório criminal sobre o caso da professora filmada estendendo o braço direito acima da cabeça, em gesto semelhante a uma saudação nazista. Segundo o MP, foi instaurada ainda uma notícia de fato na área da Promotoria que tem atribuição do setor da educação, para eventual responsabilização dos envolvidos.

Ficarão responsáveis pelas apurações a 8ª Promotoria de Justiça de Ponta Grossa e a 15ª Promotoria de Justiça. De acordo com o Ministério Público, também foi imposto sigilo ao caso em razão da “presença de adolescentes”.

- Continua após a publicidade -

A gravação que levou à abertura da apuração da Promotoria foi realizada no Colégio Sagrada Família, em Ponta Grossa. Vestida de verde e amarelo, com uma espécie de bandeira amarrada ao corpo, a professora Josete Biral presta continência e, em seguida, faz o gesto que foi associado a uma saudação nazista.

A escola repudiou a atitude da docente, que, nas redes sociais, compartilha material de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e com críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – os dois disputam o Palácio do Planalto no segundo turno. De acordo com a direção-geral da escola, a profissional foi demitida.

Fora de contexto

O responsável pela defesa da professora Josete Biral, Alexandre Jorge, negou que ela tenha feito uma saudação nazista. O advogado alegou que a gravação foi retirada de contexto e disse que Josete “não compactua com qualquer ato de nazismo”.

“Ela colocou um hino, bateu aquela continência e alguns alunos que têm a posição contrária à dela, que são do candidato Lula, começaram querer induzir para esse lado de que ela estava fazendo o símbolo do nazismo”, afirmou o advogado da professora

O vídeo feito na sala de aula viralizou nas redes sociais no último fim de semana.

Com informações de Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA