Professora da Ufes desenvolve metodologia de gamificação do ensino

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Na Ufes, a professora Márcia Cunha, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), desenvolveu uma metodologia de gamificação do ensino na disciplina de Biologia para os alunos de graduação do curso de Educação Física.
Na Ufes, a professora Márcia Cunha, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), desenvolveu uma metodologia de gamificação do ensino na disciplina de Biologia para os alunos de graduação do curso de Educação Física. Foto: Web

O #Gamificaufes é um projeto que utiliza games como ferramenta metodológica de ensino

Por Rafael Goulart

“Gamificação” é a utilização de jogos eletrônicos (games) para aplicações em atividades do dia a dia. Em um termo mais amplo, o neologismo também trata do emprego de “técnicas e práticas” específica dos games em ambientes externos a eles.

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Se no começo da Era dos Games, os primeiros videogames eram um produto exclusivo para o público infanto-juvenil, hoje os jogos eletrônicos estão presentes em todas as faixas etárias e no centro de debates na área da educação, saúde e segurança.

Enquanto para uns a nova cultura parece um entrave ou um retrocesso evolutivo, para outros já é uma nova ferramenta (tecnologia) para auxiliar nessas áreas, principalmente na educação, já que os ecrãs interativos tem uma notável capacidade de prender a atenção das pessoas.

Na Ufes, a professora Márcia Cunha, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), desenvolveu uma metodologia de gamificação do ensino na disciplina de Biologia para os alunos de graduação do curso de Educação Física.

“A gamificação transformou a perspectiva que os alunos tinham sobre a matéria, que sempre foi considerada difícil. Além de colaborar com a fixação e o aprendizado, os jogos também ajudaram a turma a se conectar em um período de isolamento”, contou a professora Priscilla Garone para a Revista Universidade.

De acordo com a publicação, com a melhora no desempenho dos alunos, a ideia virou um projeto de extensão de Gamificação e Tecnologia, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), que tem como colaboradora a professora e coordenadora do Laboratório de Design, Ilustração e Jogos (Ladij-Ufes), Priscilla Garone.

“Os jogos deixam as aulas mais envolventes e desafiadoras, contribuindo para a manutenção do interesse da turma e para o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, tomada de decisão e trabalho em equipe”, continuou a professora.

Desde a sua criação, o #GamificaUfes tem recebido upgrades e já conta com tecnologia de realidade virtual e de visualização 3D.