25.9 C
Vitória
domingo, 23 junho, 2024

Produção industrial capixaba contraria média nacional

A indústria é o setor que tem impulsionado a economia do Espírito Santo

Por Gustavo Costa

Em um cenário de contas públicas no azul nos últimos anos, o Espírito Santo atravessa momentos interessantes em segmentos importantes de sua economia. Um exemplo é a indústria, que segue em um momento de desenvolvimento, sobretudo em comparação à média nacional.

- Continua após a publicidade -

Em fevereiro, a produção industrial registrou queda de 0,3%, enquanto no Espírito Santo, o crescimento foi de 5,9%. Os números são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) Regional, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (9)

De acordo com o levantamento, em uma comparação com fevereiro de 2023, a variação foi de aumento de 10,5%. Considerando o mês de fevereiro, o Espírito Santo só ficou atrás do Rio Grande do Sul (9,4%) e Amazonas (7,3%).

Destaque

O diretor de Conteúdo Técnico do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (Ibef- ES), Thiago Goulart, lembra como a indústria tem um papel relevante no PIB capixaba. “É importante considerar que o desempenho da indústria pode ser afetado por uma série de fatores, como oscilações nos preços das commodities, mudanças na demanda global e políticas governamentais”.

No entanto, ele lembra,  o ambiente de negócios, a expansão das plantas industriais de muitas empresas, ciclo de queda da Selic e forte demanda internacional trazem a crença correta no potencial do Estado.

A PIM Regional aponta, desde os anos 1970, os indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativas e de transformação. O estudo mostra, todos os meses, índices para 17 unidades da federação cuja participação é de, no mínimo, 0,5% no total do valor da transformação industrial do país.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA