23.9 C
Vitória
domingo, 5 maio, 2024

Produção de resíduos do CRA-ES cai mais de 50%

Produção de resíduos do CRA-ES cai mais de 50%

Conselho promove Coleta Seletiva Solidária

que busca reduzir os impactos do meio ambiente com a separação de resíduos recicláveis, pilhas e baterias. O Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) conseguiu reduzir em 52,8% a geração de resíduos nos cinco primeiros meses de 2013. Segundo dados da Prefeitura Municipal de Vitória, foram recolhidos até maio um volume total de 725 kg de resíduos sólidos recicláveis, ante 1539 kg no mesmo período do ano passado, sendo a maior parte do material constituída de papel e papelão. O trabalho de reciclagem faz parte da Coleta Seletiva Solidária, ação que busca reduzir os impactos no meio ambiente através de atitudes sustentáveis.

- Continua após a publicidade -

Segundo o presidente do CRA-ES, Adm. Marcos Félix Loureiro, essa redução significa que o trabalho de conscientização dentro da entidade está funcionando. “A intenção desse trabalho de reciclagem é inserir o Conselho no contexto de responsabilidade social junto à comunidade local, através de bons exemplos que possam estimular outros a fazerem o mesmo”, explica. Ele lembra que ação é desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Vitória e representa uma forma de interação entre o conselho e sociedade.

Além de contribuir ambientalmente, a ação também beneficia instituições como a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv), onde o resíduo recolhido passa pelo processo de triagem, separação e prensagem. A associação conta com total de 21 colaboradores e recebe mensalmente cerca de 40 toneladas de material reciclável. Desses, 90% costuma ser reaproveitado, sendo que 20% – aproximadamente oito toneladas – constitui-se de papel ou papelão.

Além da separação de materiais para reciclagem o CRA-ES também passou a recolher pilhas e baterias usadas para destiná-los em locais adequados. Vale lembrar que os resíduos desses materiais são altamente tóxicos ao nosso organismo e o descarte incorreto pode contaminar o solo e os lençóis de água subterrâneos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA