23.3 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Produção de ovos deve aumentar 10% no Estado em 2023

A estimativa é da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES).  Porém, a produção deste ano ainda está menor do que de outros anos

Marco Antonio Antolini

A produção de ovos de galinha no Espírito Santo deve fechar o ano de 2023 com um aumento de 10% em relação ao ano passado. A estimativa é da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES). De janeiro a setembro, o crescimento foi de 7,5%.  Porém, a produção ainda está abaixo de outros anos.

- Continua após a publicidade -

“Hoje a avicultura de postura comercial capixaba produz em torno de 13 milhões de ovos por dia, sendo que em 2021 a produção era de 15,5 milhões de ovos por dia”, informou Nélio Hand, diretor executivo da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES). Ele afirmou que o segmento vem se recuperando, mas ainda não há uma perspectiva a curto prazo de uma recuperação total, pois dezenas de produtores pararam as atividades.

Especialistas apontaram que a queda na produção se deu principalmente em razão do aumento no valor dos insumos, como milho e soja, que compõem a ração das aves. Para muitos produtores, o negócio estava dando prejuízos.

Frango de corte

Já em relação ao segmento de frango de corte, Nélio Hand afirmou que, entre janeiro e setembro de 2023, comparado ao mesmo período do ano passado, houve redução de 10,7%.

“A carne de frango também sofreu queda em seus preços, o que fez com o que o alojamento capixaba tivesse uma redução. Nossa perspectiva é que essa diminuição entre 2022 e 2023 possa ser na ordem de 8% até 10%, haja vista que o mercado tem apresentado uma recuperação, mas ainda não suficiente para dar confiança às empresas e aos produtores para produzirem mais”, afirmou.

O diretor revelou ainda que as exportações correspondem a 8% da produção de frango capixaba, e elas se mantiveram estáveis este ano. Hoje o Espírito Santo exporta frango principalmente para países da Ásia, Europa e América. No caso dos ovos, a Associação não tem registro de volumes exportados.  (Com informações da Assessoria de Comunicação da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo).

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA