Primeiro-ministro britânico é eleito

Foto: Reprodução

Boris Johnson foi eleito nesta terça-feira (23) como sucessor da premiê Theresa May 

A Inglaterra elegeu um novo primeiro ministro nesta terça-feira (23). O sucessor da premiê Theresa May na liderança do Partido Conservador será o ex-ministro do Exterior britânico Boris Johnson.

Antes de ocupar o cargo de ministro do Exterior entre 2016 e 2018, Johnson foi prefeito de Londres de 2008 a 2016.

Johnson concorreu com o atual ministro do Exterior, Jeremy Hunt, e venceu na votação entre 160 mil afiliados da legenda. Como proposta de campanha, ele prometeu tirar o Reino Unido da União Europeia (UE) em 31 de outubro, com ou sem acordo.

Entretanto, o ministro da Economia, Philip Hammond, e o chefe da pasta da Justiça, David Gauke, que são apoiadores de May anunciaram que poderão renunciar, pois não querem contribuir para um chamado “Brexit duro”, o que, segundo economistas, pode levar ao colapso o comércio do Reino Unido e mergulhá-lo numa recessão.

O novo primeiro-ministro estará a frente da Câmara dos Comuns em que a maioria dos membros se opõe a deixar a UE sem um acordo e o Partido Conservador não possui uma maioria absoluta.

Theresa May renunciou em 7 de junho deste ano, depois que o Parlamento britânico rejeitou repetidamente o acordo de retirada da UE que ela havia articulado. A troca oficial dos ministros ocorrerá nesta quarta-feira (24).


Leia mais:

Conteúdo Publicitário