26 C
Vitória
quinta-feira, 11 agosto, 2022

Rio de Janeiro é a primeira Capital Mundial da Arquitetura

Título foi anunciado em cerimônia na sede da Unesco em Paris, na sexta-feira (18)

A cidade do Rio de Janeiro recebeu, na sexta-feira (18), o título de primeira Capital Mundial da Arquitetura pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), durante uma reunião da instituição realizada em Paris.

De acordo com a Agência Brasil, a categoria foi criada no ano passado e é a primeira vez que uma cidade brasileira recebe a designação. Com esta denominação, o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, em 2020.

A cidade fluminense foi selecionada para concorrer à vaga em 2014, e disputou com Paris, na França, e Melbourne, na Austrália. A partir de agora, todas as cidades escolhidas para sediar o Congresso será considerada Cidade Mundial de Arquitetura.

O presidente do Instituto de Arquitetos Brasileiros, Nivaldo Andrade, disse que “a cidade é também uma referência de desafios contemporâneos para os arquitetos e de experiências positivas no campo do urbanismo, a exemplo dos programas de urbanização de favelas. Podemos dizer que o Rio sintetiza características encontradas em cidades não só do Brasil, mas de diversos países do mundo”.

O presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Brasil (Asbea), Anibal Sabrosa,; o presidente do IAB, Nivaldo Andrade; a secretária Municipal de Urbanismo, Vereana Andreatta; o tesoureiro da União Internacional de Arquitetos (UIA), Fabian Llisterri; o presidente da UIA, Thomas Vournier; e o presidente do 27° Congresso da UIA 2020 , Sergio Magalhães, assinaram o documento que concede o título. – Foto: Fernando Thompson / Prefeitura do Rio

Por meio de nota à imprensa, o prefeito da cidade, Marcelo Crivella, prometeu se empenhar em transformar 2020 em um marco na história cultural da cidade, que é marcada pela diversidade de influências.

“Teremos a oportunidade de ampliar a relação de pertencimento dos moradores da nossa cidade com o seu patrimônio histórico e arquitetônico, difundindo e preservando esse acervo”, disse a nota.

Entre os locais que receberão o evento está o Palácio Gustavo Capanema, um dos principais marcos do modernismo na cidade. O projeto do prédio no centro da cidade é assinado por grandes nomes da arquitetura brasileira, como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy.

Confira alguns pontos turísticos da Cidade Maravilhosa:

Fotos: Michel Filho / Prefeitura do Rio

*Da redação com informações da Agência Brasil

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade