Mobilização para recuperar vias após chuvas

As prefeituras, como a da Serra, estão realizando trabalhos de limpeza, lavagem das ruas, recolhimento de móveis e entulhos, entre outros
Lavagem de rua no município da Serra (Foto - Divulgação/PMS)

A operação tapa-buracos está sendo feita em todos os municípios da Grande Vitória

Após as fortes chuvas que caíram nos últimos dias no Estado, as prefeituras dos municípios mais atingidos estão fazendo mutirões de recuperação de ruas. Uma delas é a Serra, em que equipes estão realizando os trabalhos de limpeza, lavagem das ruas, recolhimento de móveis e entulhos, entre outros, desde o último fim de semana.

“Todas as regiões da Serra são atendidas pelos mutirões de limpeza, que ocorrem em intervalos regulares. O mutirão é um esforço intenso e localizado para complementar as ações habituais de limpeza pública”, disse o secretário de Serviços da Serra, Igor Elson B. de Almeida.

Os moradores também podem solicitar o serviço pelos telefones 3291-5306 / 3291-5383 ou presencialmente, na prefeitura.

Vitória

Equipes da Central de Serviços da prefeitura da capital também intensificaram a reconstrução e a recuperação asfáltica das principais vias da cidade que sofreram as consequências das fortes e prolongadas chuvas.

Ação da prefeitura de Vitória nas ruas
Operação tapa-buraco próximo à rodoviária de Vitória (Foto – Divulgação/PMV)

“A primeira coisa a fazer é pedir à população para ter muito cuidado durante o uso de avenidas e ruas da cidade. Geralmente, depois de chuvas muito fortes em um período muito curto de tempo, nós temos uma certa destruição do pavimento, do asfalto, que é recuperado com a operação tapa-buracos rapidamente. Desta vez, o asfalto da cidade de Vitória, que é muito antigo – ele tem 20, 30, 40 anos em determinadas situações –, recebeu um impacto muito forte, principalmente na faixa da direita, onde os ônibus passam, junto com a infiltração de água por vários dias, fazendo uma destruição muito grande e, em alguns casos, chegando na terra embaixo de toda a estrutura de asfalto, de brita e de compactação”, disse Luciano.

A prefeitura pede ainda a colaboração dos munícipes para que, caso identifiquem buracos nas vias, entrem em contato através do telefone 156, informando local e ponto de referência, para que a equipe vá ao local fazer os reparos necessários.

Vila Velha

A prefeitura de Vila Velha iniciou a operação tapa-buraco em diversos bairros já no primeiro momento de estiagem, na tarde do último sábado (23).

“As condições climáticas interferem. Afinal, o serviço só pode ser realizado sem chuva. Solicitamos a empresa para criar uma terceira equipe para podermos operar em três frentes, dando celeridade aos trabalhos”, explicou o engenheiro responsável pelos serviços, Leonardo José Cunha Barreto.

O secretário municipal de Obras (Semob), Luiz Otávio de Carvalho, explicou que “no primeiro momento, com as chuvas, os locais estavam sendo mapeado e, dentro do possível, o acesso eram sinalizados. Temos estrutura em cada uma das cinco regionais que são controladas por empresas contratadas e que executam, além de outros serviços, os de reparar os buracos e a recuperar o asfalto”.

E concluiu. “Quanto aos gastos, podemos falar que, tomando como referência a experiência obtida em outros momentos de chuva no município, será em torno de R$350 a R$450 mil”.

As solicitações para o serviço de tapa-buracos podem ser feitas pelo telefone 162 na Ouvidoria Geral do município ou pelo aplicativo Ouve Vila Velha.

Prefeitura de Vila Velha tapando buraco em via
Todas as prefeituras oferecem serviços de atendimento ao cidadão para solicitar serviços, como as Ouvidorias (Foto – Divulgação/PMVV)
Cariacica

A Secretaria Municipal de Serviços (Semserv) iniciou a semana realizando um intenso trabalho de manutenção asfáltica pelos bairros Boa Sorte, Vila Rica e Nova Brasília.

Foram eliminados buracos, dadas novas camadas de asfalto e remediados os danos causados pela grandes cargas d’água ao longo da semana.

Para fazer pedido de limpeza de canais, o morador pode ligar para o telefone da Ouvidoria Municipal que é o 162 (de segunda a sexta, das 8h às 19h). O pedido pode ser registrado também pela e-Ouvidoria no portal da Transparência (transparência.cariacica.es.gov.br). No ato do atendimento, o cidadão receberá um número de protocolo pelo qual poderá acompanhar o andamento do pedido através do site da prefeitura.

Leia também
Conteúdo Publicitário