24.4 C
Vitória
quarta-feira, 29 maio, 2024

Carnês do IPTU começam a ser entregues no ES

Boletos também estão disponíveis na internet, com descontos para os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única

Por Kebim Tamanini

As prefeituras dos municípios capixabas iniciaram a distribuição dos carnês ou começarão a entregar os boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024 neste mês de março. Os prazos de vencimento variam de janeiro a maio, conforme determinado pela administração municipal.

- Continua após a publicidade -

É importante ressaltar que, para quem optar pelo pagamento em cota única, descontos podem chegar a até 20%, dependendo do município. Esta é uma oportunidade para os proprietários de imóveis economizarem ao quitar o imposto de uma só vez.

Algumas prefeituras realizam a distribuição nos endereços ou outras disponibilizam as guias em seus sites. Municípios como Linhares, Aracruz, Colatina, Cachoeiro, Vila Velha, entre outros possuem espaços específicos para o download em seus portais. Confira abaixo o calendário, os descontos disponíveis para o pagamento em cota única e os métodos de entrega dos carnês em todas as cidades da Região Metropolitana.

Vitória

Os contribuintes têm a oportunidade de quitar o IPTU com diversas opções de pagamento. Para aqueles que optarem pela cota única, há um desconto de 8%, válido até o dia 20 de março. Essa data também coincide com o vencimento da primeira parcela para aqueles que preferem dividir o pagamento ao longo do ano. No caso do imposto com valor de até R$ 100, é possível parcelar em até cinco cotas.

A prefeitura ressalta que os carnês já foram entregues aos contribuintes. Além disso, para maior comodidade, é possível solicitar uma segunda via pela internet, facilitando o acesso às informações e o cumprimento das obrigações tributárias.

WordPress Tables Plugin

Vila Velha

Os residentes que optarem pelo pagamento em cota única até o dia 10 de abril terão um desconto de 8%. A Prefeitura também oferece a opção de parcelamento em até seis vezes para aqueles que buscam maior flexibilidade. Uma particularidade a ser destacada é que o IPTU com valor inferior a R$ 100 deve ser pago integralmente em cota única.

De acordo com informações da prefeitura, a distribuição dos carnês será realizada até o final de março, facilitando o acesso aos boletos. Vale ressaltar que o vencimento da primeira parcela coincidirá com o prazo da cota única, ambos em 10 de abril.

WordPress Tables Plugin

Cariacica

Conforme as informações fornecidas, os contribuintes têm a alternativa de efetuar o pagamento em cota única até o dia 10 de abril, usufruindo de um desconto de 10%, ou optar pelo parcelamento em até oito vezes. Os carnês físicos começaram a ser distribuídos desde o dia 20 de fevereiro, mas a prefeitura destacou que os contribuintes já podem baixar o carnê diretamente do site oficial do município, disponível desde o dia 1º de fevereiro.

WordPress Tables Plugin

Serra

A Prefeitura anunciou que as guias para o pagamento do IPTU de 2024 já estão disponíveis online nos sites www.serra.es.gov.br e www.iptu.serra.es.gov.br. Além disso, é possível solicitá-las pelo Whatsapp (27) 99686-4220. As guias físicas serão entregues em março. O pagamento em cota única até 10/05/2024 oferece desconto de 10%, ou pode ser parcelado em até 6 vezes, com a primeira parcela também vencendo em maio.

WordPress Tables Plugin

Guarapari

A Prefeitura informou que os carnês do IPTU para o ano de 2024 já foram entregues pelos Correios aos contribuintes de Guarapari. Para quem prefere uma opção digital, é possível baixar a segunda via diretamente no site oficial.

O Executivo Municipal esclareceu também que os moradores puderam optar por efetuar o pagamento do tributo em cota única até 31 de janeiro, com um desconto significativo de 20%. Além disso, quem realizar o pagamento até 29 de fevereiro poderá usufruir de um desconto de 10%.

WordPress Tables Plugin

Viana

A Prefeitura anunciou que a entrega dos carnês do IPTU para o ano de 2024 está sendo realizada pelos Correios e que é possível consultá-los online no site da prefeitura. Para incentivar o pagamento antecipado, a administração municipal oferece descontos para aqueles que optarem por quitar o tributo em cota única até o dia 10 de abril, com um desconto de 10%. Os pagamentos realizados até o dia 10 de maio também terão desconto, dessa vez de 5%. A população poderá parcelar em até seis vezes, se necessário.

WordPress Tables Plugin

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA