29.4 C
Vitória
terça-feira, 30 abril, 2024

Oito imóveis da União serão moradia popular no ES

Programa do Governo Federal vai utilizar mais de 1 mil prédios públicos. Lista oficial dos imóveis ainda não foi divulgada

Por Kebim Tamanini

Na última segunda-feira (26), durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Planalto em Brasília, o presidente Lula anunciou a destinação de mais de 500 imóveis da União em todo o país para o programa Imóvel da Gente. Dentre esses imóveis, oito estão destinados ao Espírito Santo, visando proporcionar moradia para pessoas que não possuem lar.

- Continua após a publicidade -

Embora a lista dos imóveis no Espírito Santo que serão transformados em moradia popular não tenha sido divulgada oficialmente, alguns políticos capixabas, como a vereadora Karla Coser (PT),  afirmaram que o Edifício Getúlio Vargas, localizado no Centro de Vitória, conhecido como antigo prédio do Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI), está entre os selecionados. Caso se concretize, 106 famílias serão contempladas com este histórico edifício. 

Governo vai destinar imóveis da União sem uso para habitação popular
Governo vai destinar imóveis da União sem uso para habitação popular. Foto: Fabio Rodrigues/Agência Brasil

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, destacou que a destinação dos imóveis levará em consideração a função socioambiental do patrimônio da União, visando beneficiar a população.

Além dos oito imóveis destinados ao Espírito Santo, outros estados também serão contemplados pelo programa. São Paulo receberá 37 edifícios, Minas Gerais 22, e o Rio de Janeiro oito.

O Programa Imóvel da Gente abrangerá diversos tipos de imóveis sem destinação definida, como áreas urbanas vazias, prédios desocupados e ocupados, conjuntos habitacionais com famílias não tituladas, além de núcleos urbanos informais, com e sem infraestrutura.  Os instrumentos de destinação patrimonial incluem cessões, gratuita ou onerosa; doações com encargos, para provisão habitacional, regularização fundiária ou empreendimentos sociais permanentes; entrega para órgãos federais dos três poderes; e alienação com permuta, que é a troca de imóveis da União por outro imóvel ou por nova construção.

Projeto-piloto

Em 2023, como projeto-piloto do programa, o Ministério da Gestão realizou 264 destinações de imóveis públicos em 174 municípios. Os bens públicos direcionados foram: 53 para provisão habitacional, 9 para regularização fundiária e urbanização, 201 para atendimento de políticas públicas e programas estratégicos e um para criação de empreendimento de múltiplos usos em grandes áreas.

Entre as principais entregas destaca-se a cessão do Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira, em Belém (PA), para apoiar a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30), que o Brasil sediará em 2025. Também foram feitas as regularizações fundiárias em São Bento do Tocantins (TO), que beneficiou mais de 1 mil famílias, e em dez bairros de Recife (PE), com cerca de 25 mil famílias beneficiadas. (Com informações da Ag. Brasil)

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA