- Continua após a publicidade -

Prefeitura de Vila Velha desiste do estacionamento rotativo na orla

Após a realização de audiências públicas com moradores da região, a prefeitura anunciou que o projeto não será mais implementado

Por Fabio Gabriel

Desde outubro do ano passado, a Prefeitura de Vila Velha havia informado sobre a possibilidade de instalar o modelo de estacionamento rotativo na orla da cidade, abrangendo os bairros Praia da Costa, Itapuã e Itaparica. A notícia foi divulgada pelo ES Brasil (https://esbrasil.com.br/vila-velha-pode-colocar-estacionamento-rotativo-na-orla/). O modelo, conhecido como “zona azul”, seria semelhante ao que já funciona no Centro e na Glória. No entanto, após consultar os moradores da região, a prefeitura decidiu cancelar a implementação do sistema.

De acordo com o comunicado oficial, uma audiência pública foi realizada em novembro de 2024 para ouvir as opiniões dos moradores da área litorânea dos bairros mencionados. A partir das opiniões recebidas, ficou decidido que o projeto não será implantado na orla do município. Apesar disso, o funcionamento da “zona azul” na Glória e no Centro permanece inalterado.

- Continua após a publicidade -

O que é a zona azul?

Prefeitura de Vila Velha desiste do estacionamento rotativo na orla
Na Glória, o zona azul continua normalmente. Foto: Fabrício Lima.

A “zona azul” consiste em vagas de estacionamento tarifadas, com cobrança de R$ 0,50 para carros e R$ 0,25 para motos a cada 15 minutos de permanência. O tempo máximo permitido é de três horas, sem possibilidade de renovação. Os motoristas podem utilizar a vaga gratuitamente por até 15 minutos, desde que ativem essa opção no aplicativo correspondente. A fiscalização é realizada por agentes da Guarda Municipal de Vila Velha, que utilizam viaturas equipadas com câmeras para leitura das placas dos veículos.

Conteúdo em Alta

Deputados deixam Republicanos e apoiam Ferraço
Bikes compartilhadas terão passe livre na Grande Vitória
Restauração do Teatro Municipal de Vila Velha avança...
Neymar desabafa sobre pressão no Brasil
Primeira fase do Binário Sul começa nesta quarta...
A República Independente do Flanelinha
Novo espaço cultural é inaugurado em Vila Velha
491 anos de Vila Velha: interdições começam sexta
Vila Velha pode colocar estacionamento rotativo na orla
Abertas inscrições para 1ª corrida da Grand em...

O pagamento da tarifa pode ser feito pelo aplicativo “Vaga Legal”, disponível para sistemas Android e iOS, em 42 pontos de venda no comércio local, ou via QR Code nas placas indicativas do estacionamento rotativo instaladas na Glória. O pagamento pode ser realizado em dinheiro, cartão de débito, crédito ou PIX.

Isenção

A prefeitura informou que moradores dos bairros contemplados que residem em edifícios sem vagas de garagem, e que estacionam nas ruas, podem solicitar isenção da “zona azul” diretamente na sede da Prefeitura de Vila Velha.

Idosos e pessoas com mobilidade reduzida também estão isentos da tarifa, desde que utilizem as vagas destinadas a esses públicos e exibam as credenciais correspondentes nos veículos. Além disso, o serviço não é cobrado aos domingos e feriados.

- Continua após a publicidade -

Leia Mais

Quarta-feira de Cinzas é feriado ou ponto facultativo?
Aquaviário chega à Rodoviária de Vitória; veja como...
Centro de Vila Velha: estacionamento rotativo voltou a...
Banestes 88 anos: equilíbrio entre inovação e humanização
Mais de 10 pontos de Vila Velha são...
Parque de Exposições de Cariacica avança em obras...
Comércio híbrido: entenda desafio de lojistas no ES
Pub inspirado em Londres abre portas à beira-mar...
Nova rua é aberta em Itapuã, Vila Velha,...
Obras alteram trânsito na Rodovia do Sol; veja...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -