26 C
Vitória
sexta-feira, 12 abril, 2024

Prefeitura de Cariacica realiza o projeto “Saúde na Praça”

Prefeitura de Cariacica realiza o projeto “Saúde na Praça”Procurando facilitar e agilizar o acesso da população ao atendimento básico de saúde, a Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (8) mais uma ação do projeto “Saúde na Praça”, que, desta vez, aconteceu na praça do bairro Porto de Santana.

Estiveram presentes na cerimônia de apresentação do programa os idealizadores, o Prefeito de Cariacica, Hélder Salomão e o Secretário de Saúde do município, Weydson Ferreira. Compareceram também os subsecretários Paulo Reblin e Geórgia Passos e vários líderes comunitários da vizinhança.

O primeiro “Saúde na Praça” de 2012 ofereceu diferentes serviços, e este ano superou as expectativas com dez modalidades de atendimento, um número significativamente superior a 2011, quando a prefeitura deu início aos trabalhos. “Na época, a prefeitura organizou, ainda timidamente, um projeto-piloto que serviu para verificar a aceitação da população. E, vendo que as respostas foram positivas, demos seguimento ao processo”, lembrou o gerente da Divisão de Programas Especiais da Prefeitura, César Valente. “As ações que estamos disponibilizando aqui hoje são para dar uma resposta mais rápida à população”, garantiu o secretário de Saúde, Weydson Ferreira.

- Continua após a publicidade -

Em quiosques separados foi possível realizar a aferição de pressão; a medição de glicose; o teste rápido de HIV, que sai em poucos minutos; vacinação contra a hepatite (só até os 29 anos) e antitetânica. Foram oferecidas ainda orientações em saúde, de forma geral, e também mais específica, como a bucal, para que a população tenha uma educação voltada para a prevenção, e não apenas para o tratamento. Uma unidade de atendimento clínico foi montada no local, onde também foi feita a entrega de cartões do Sistema único de Saúde (SUS).

Hélder Salomão ressaltou a ideia do projeto. “o Saúde na Praça é voltado para aquelas pessoas que, por muitos motivos, não conseguem ir a uma unidade de saúde ou até mesmo aquelas que, na correria do dia a dia, não encontram tempo. Pelo projeto, são oferecidos serviços sociais que nem sempre estão no mesmo ambiente. A população encontra essa facilidade e comparece”, comentou o prefeito. Quando lembrado de que a data também comemorava o seu aniversário, Hélder não escondeu a satisfação. “É muito bom poder oferecer isso às pessoas e receber de volta o carinho delas”.

A Vigilância Sanitária contribuiu com a distribuição de hipoclorito, substância que auxilia no tratamento da água, para quem tem fossas artesanais em casa ou para quem teve prejuízos com as chuvas. E não faltou atendimento para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Durante o evento, um quiosque foi montado só para atender ao público feminino com orientações sobre saúde mental, delas, de idosos e crianças.

Uma unidade móvel de esterilização de cães e gatos também prestou serviços na Praça de Porto Canoa. O município de Cariacica é o único do Estado que conta com este apoio.

Ao todo, mais de 100 servidores participaram diretamente do evento, e estima-se que mais de 1200 pessoas tenham sido atendidas das 08h às 15h. A coordenação do projeto adiantou que o próximo “Saúde na Praça” já tem data certa para acontecer, dia 22 de março. No entanto, o local ainda não foi acertado, pois depende de avaliações realizadas pela prefeitura e vigilância sanitária.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA