23.3 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Prefeito diz que estado de calamidade do Rio não impede Olimpíada

Durante inauguração do Túnel da Via Expressa, Eduardo Paes defendeu novamente a realização dos jogos Rio 2016. 

A crise do estado não tem relação com a realização dos Jogos Olímpicos na cidade. A garantia foi dada na manhã deste domingo (19), pelo prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, durante inauguração do Túnel da Via Expressa, batizado de Prefeito Marcello Alencar, no Centro do Rio.

- Continua após a publicidade -

Paes afirmou novamente, ao jornal O Globo, que não há necessidade de se preocupar com a situação econômica da prefeitura. “A gente vive um situação fiscal absolutamente confortável. As dificuldades que o estado passa não têm nada a ver com a Olimpíada, que permitiu fazer muita coisa no Rio. Isso aqui (Túnel) não tem um tostão de dinheiro público nem de qualquer repasse federal para o município. Foi tudo com dinheiro privado.

O estado do Rio decretou calamidade pública administrativa na última sexta-feira. O ato do governador em exercício, Francisco Dornelles, gerou debate entre juristas, que questionaram sua legalidade.

O prefeito defendeu o financiamento privado para a realização de obras no Brasil. De acordo com ele, o Tesouro não dever arcar com todas as despesas para que possa trabalhar na construção de aparatos relacionados a serviços essenciais como saúde e educação. “Acho que a gente conseguiu fazer um volume de investimentos que deve ser a lógica do Brasil, que não deve achar que o Tesouro vai pagar tudo. Quando der para o setor privado entrar, tem que fazer. Trazemos um modelo para fazer esse investimento e liberar o Tesouro pra fazer escolas, como estamos fazendo”, afirmou Paes. 

Via Expressa

Apontado como o maior túnel subterrâneo do país, com 3.382 metros de extensão, o Túnel da Via Expressa (batizado de Prefeito Marcello Alencar) foi inaugurado neste domingo, com apenas um dos sentidos. Por enquanto, a nova via ficará aberta somente no sentido Aterro do Flamengo. A outra galeria, sentido Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói, ainda está em obras e deve ser inaugurada daqui a três semanas, segundo o prefeito Eduardo Paes. Inicialmente, as obras da Via Expressa estavam previstas para serem concluídas em dezembro de 2015.

O túnel começou a ser escavado em outubro de 2012 e terá três faixas de rolamento em cada um dos sentidos. Foi construído para substituir o antigo Elevado da Perimetral, derrubado totalmente em 2014, sob a alegação de que havia ultrapassado sua capacidade de tráfego, além de interferir no plano de revitalização da Zona Portuária.

Informações e imagem: O Globo 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA