23.3 C
Vitória
domingo, 21 abril, 2024

Prefeita de Boa Esperança quer nova geração mais presente

Prefeita Fernanda Milanese destaca figuras femininas tradicionais na política capixaba, mas faz apelo por presença de novas lideranças

Por Redação

Uma das poucas mulheres a ocuparem uma cadeira em um cargo do Poder Executivo no Espírito Santo, a prefeita de Boa Esperança, Fernanda Milanese (Solidariedade), valorizou as conquistas obtidas pelas mulheres na história recente do Estado, mas cobrou maior participação feminina na política, sobretudo da nova geração.

- Continua após a publicidade -

Na administração do município do noroeste capixaba desde 2021, Milanese destaca a participação popular como um dos principais pilares de sua gestão. Com foco no desenvolvimento da agricultura local e na expansão de programas de empreendedorismo rural, a prefeita destaca como o mandato vem evoluindo em torno das ações.

“Uma das principais ações que realizamos foi investir nos maquinários das associações de produtor rurais para ampliar a produção agrícola. Com essa parceria entre associação, governo municipal e estadual, podemos aumentar a produtividade e gerar mais renda para a cidade. Outra ação importante foi a criação de programas de capacitação e incentivo ao empreendedorismo rural, para que os produtores pudessem diversificar suas atividades e gerar novas fontes de renda, fortalecendo a agricultura familiar”, destacou em entrevista à ES Brasil.

Ocupando um cargo no executivo pela primeira vez, a prefeita celebrou os avanços nos direitos políticos das mulheres e valorizou parlamentares mulheres e suas atuações. No entanto, Milanese cobrou uma maior participação das mulheres no futuro político do Espírito Santo, sobretudo da nova geração.

“Ser uma das poucas mulheres que comandam uma prefeitura no Espírito Santo e no Brasil é, ao mesmo tempo, desafiador e gratificante. Como mulher, sei que ainda enfrentamos muitas barreiras e desafios no mundo político, especialmente em posições de liderança. Tivemos progressos significativos, mas ainda há muito a ser feito. Temos exemplos bons a serem seguidos: Rose de Freitas, Raquel Lessa, Jaqueline Moraes, Iracy, dentre outras. Espero que a próxima geração de mulheres possa ver ainda mais progresso na participação feminina na política e que um dia alcancemos a verdadeira igualdade de gênero em todos os setores da sociedade.”

Confira outros destaques de Fernanda Milanese em entrevista à ES Brasil.

ES Brasil – Como enxerga a posição que você ocupa enquanto mulher e quais são seus projetos voltados para outras mulheres?

Prefeita Fernanda Milanese – Como prefeita, estou comprometida em trabalhar para tornar a minha cidade um lugar melhor para todas as pessoas. Para a sequência do mandato, tenho muitos projetos em mente, mas um dos que mais me anima é a continuação do projeto Tagarelas. O programa é uma iniciativa que reúne mulheres de todas as idades para um bate-papo com profissionais de diversas áreas. É uma oportunidade para compartilhar histórias, aprender com outras mulheres e construir uma rede de apoio e solidariedade.

O projeto já está em sua VI edição e tem sido um sucesso absoluto, com mulheres de todas as idades participando e se beneficiando dos bate-papos. Para a sequência do mandato, pretendo expandir o projeto e torná-lo ainda mais acessível para todas as mulheres da cidade.

Qual mensagem você deixa a outras mulheres que pretendem ingressar na vida política?

Como mulher na política, gostaria de deixar uma dica para todas as mulheres que lutam por uma sociedade mais igualitária: acreditem em si mesmas e nunca desistam de seus objetivos. Sabemos que enfrentamos muitos desafios e obstáculos no caminho, mas é importante lembrar que somos capazes de superá-los e fazer a diferença. Mantenham-se unidas e apoiem outras mulheres em suas lutas.

Não deixem que os preconceitos e as dificuldades diminuam a sua determinação. Sigam seus sonhos e lutem por um futuro melhor para todas as mulheres e meninas. Juntas, podemos fazer a diferença e construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA