23.8 C
Vitória
quarta-feira, 17 abril, 2024

PP protocola requerimento para criar CPI da Americanas

André Fufuca, líder do PP na Câmara, ultrapassou as 171 assinaturas necessárias para o pedido de CPI

O líder do PP na Câmara, André Fufuca (MA), protocolou nesta quinta-feira, 9, o requerimento para que seja criada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar suposta fraude contábil de R$ 20 bilhões nas Lojas Americanas. A decisão sobre a abertura da investigação cabe agora ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

Fufuca ultrapassou na quarta-feira, 8, as 171 assinaturas necessárias para o pedido de CPI, que foi protocolado com o apoio de 216 parlamentares.

- Continua após a publicidade -

Além do PP, outros partidos do Centrão endossaram em peso o requerimento, como Republicanos e PL. O líder do PT na Câmara, José Guimarães (PT-CE), também está entre os que assinaram o documento.

“É sabido que as fraudes em balanços contábeis de empresas de capital aberto têm um enorme potencial lesivo, já que podem prejudicar um número indeterminado de pessoas e também outras empresas”, diz a justificativa do pedido de CPI.

Fufuca argumenta que, quando os balanços das empresas não refletem a realidade, há uma perda de confiança por parte do mercado, o que gera desinvestimento e queda nos preços das ações, com prejuízo para milhares de acionistas.

“O episódio com as Americanas, assim, afeta a credibilidade de todo o mercado de ações no Brasil e é do interesse público assegurar que os investidores possam ter absoluta certeza de que a economia popular não será nunca prejudicada por qualquer tipo de fraude, erros ou acobertamentos de rombos em balanços, sem que o poder público investigue e exponha tudo o que acontece em casos desse tipo”, diz outro trecho do requerimento.

O líder do PP ressalta o crescimento do número de investidores pessoa física no País nos últimos anos e afirma que o poder público precisa zelar para que casos como o das Americanas sejam escrutinados e tenham as devidas responsabilizações.

A CPI, segundo ele, servirá também para propor medidas que garantam mais segurança ao mercado de capitais.

Com informações de Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA