- Continua após a publicidade -

Portaria prorroga regras de concessão do BPC a pessoas com deficiência

Medidas excepcionais passam a valer até 31 de dezembro de 2022

Por Luciano Nascimento (Agência Brasil)

O governo federal publicou ontem (29) no Diário Oficial da União (DOU) uma portaria que prorroga até 31 de dezembro de 2022 as medidas excepcionais para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência. O texto alterou uma lei de junho deste ano que previa a adoção dessas medidas até 31 de dezembro de 2021.

Em razão da pandemia de covid-19, a legislação determinou a possibilidade do uso de videoconferência para realização da avaliação social para a concessão e revisão do benefício.

- Continua após a publicidade -

A portaria, assinada pelos ministérios da Cidadania e do Trabalho e Previdência, também diz que poderá ser aplicado o padrão médio da avaliação social para a concessão ou manutenção do benefício desde que a avaliação médica já tenha sido realizada e constatado o impedimento de longo prazo.

Pelo padrão médio, é possível deduzir da renda familiar bruta gastos com saúde, como tratamentos médicos, medicamentos, fraldas, alimentos especiais, entre outros e que não estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) ou no Único de Assistência Social (SUAS).

O BPC concede um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou às pessoas com deficiência de qualquer idade. Para ter acesso ao benefício é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que um quarto do salário-mínimo.

No caso da pessoa com deficiência, além da renda, também há uma avaliação médica e social no Instituto Nacional do Seguro Social para comprovar se a condição causa algum tipo de impedimento, seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, com efeitos por pelo menos 2 anos e que impeçam a pessoa de ter um pleno convívio social.

- Continua após a publicidade -

Leia Mais

Confira 13 Estratégias para Otimizar a Rotina de...
SUS vai ampliar proteção vacinal contra doença pneumocócica
Fazenda instrui que bets bloqueiem beneficiários do Bolsa...
Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência
Novo prazo: confira o que muda no Simples...
Matrículas no Ensino Superior mais que dobram
HPV leva a 7,5 mil mortes anuais por...
Senado aprova teto para salário mínimo e mudanças...
Médicos discutem uso de IA para pessoas com...
Câmara aprova regras para transição entre governos

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -