23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Ponto de ônibus chama atenção no Centro de Vitória

Novo equipamento gera energia limpa para carregar dispositivos móveis com placas solares e turbina eólica

Por Kebim Tamanini

A paisagem urbana de Vitória ganha um toque de inovação sustentável com a inauguração do novo ponto de ônibus da startup capixaba Endelevo, situado no bairro Ilha do Príncipe. Em parceria com o Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o abrigo custou R$ 70 mil e apresenta uma proposta arquitetônica que vai além da funcionalidade, oferecendo energia limpa e conforto aos usuários.

- Continua após a publicidade -

“O ponto de ônibus sustentável não apenas beneficia a comunidade local, proporcionando maior conforto térmico e recursos energéticos, mas também contribui para o avanço tecnológico e inovador do Espírito Santo”, ressalta o diretor de Inovação da Fapes, Elton Moura.

Novo equipamento gera energia limpa para carregar dispositivos móveis com placas solares e turbina eólica
Diretor da Fapes, Elton Moura menciona o avanço com o projeto inaugurado. Foto: Governo ES

O novo equipamento traz elementos marcantes, como placas solares no teto e uma turbina eólica, que convertem recursos naturais em energia limpa. Essa energia abastece dispositivos instalados no abrigo, permitindo que os usuários carreguem seus dispositivos móveis enquanto aguardam o transporte público.

A área ao redor do ponto de ônibus também foi estrategicamente planejada, com a plantação de mudas de trepadeiras próximas a uma grade e em dois meses espera-se que essas plantas cresçam, criando um ambiente mais verde e convidativo. Essa iniciativa visa criar um ambiente mais confortável termicamente para os usuários, proporcionando sombra e uma atmosfera agradável.

O diretor executivo da Endelevo, João Vitor Valdo Freire, explicou a abordagem regenerativa do projeto, ressaltando a integração de brises vegetais, captação solar e geração de energia eólica. “A descentralização da geração de energia não apenas ilumina o abrigo, mas também fornece energia para a recarga de dispositivos móveis e, potencialmente, para sistemas de segurança”, pontua.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA