22.9 C
Vitória
sábado, 15 junho, 2024

Polêmicas à parte, o sal está aí para servir

Polêmicas à parte, o sal está aí para servir

O sal pode ser o vilão da alimentação ou um tempero indispensável para adicionar sabor à comida. Vamos ver o sal de uma forma diferente?

Por Redação ES Brasil

Ok, o sal é o grande vilão da alimentação, principalmente, da alimentação moderna, seja por agravar o problema de portadores de pressão alta, seja pela retenção de líquidos no corpo, seja pelo excesso de iodo, só pra citar alguns dos malefícios. Mas que tal redescobrir nele alguns benefícios?

- Continua após a publicidade -

Derivado dos elementos químicos cloro (Cl-) e sódio (Na+), o cloreto de sódio (NaCl) é um forte aliado na limpeza, e não só quando compõe produtos como os detergentes e os alvejantes, mas também quando, mesmo usado de forma isolada ou combinado a outros ingredientes naturais, como o limão, desinfeta e combate fungos e bactérias, além de remover manchas de gordura e reavivar o brilho da prata. Veja algumas aplicações domésticas:

  1. Para tirar mofo, eliminar maus odores e desinfetar geladeiras e armários de cozinha, faça uma mistura com 4 colheres (sopa) de sal, 1L de água e 1L de vinagre. Aplique a mistura com o auxílio de um borrifador e espalhe com um pano úmido, secando em seguida. Evite utilizar a solução sobre superfícies com verniz ou de mármore, pois o vinagre pode danificar tais materiais.
  2. Para desengordurar o fogão, espalhe um pouco de sal sobre a gordura e deixe agir por alguns minutos, antes de limpar como de costume. O sal tem propriedade desidratante e faz com que a sujeira se transforme em uma crosta, que pode ser descolada facilmente da superfície.
  3. Para deixar as panelas e as pratas brilhantes, misture 1 litro de água quente, 4 colheres (chá) de sal e o suco de 2 limões: ajuda a limpar panelas queimadas, bem como a tirar a ferrugem de recipientes de ferro. Então, vale ou não vale dar uma chance para o sal nosso de cada dia?

Esta matéria foi publicada originalmente em 22 de Outubro de 2015, no portal da Revista ES Brasil. As pessoas ouvidas e/ou citadas podem não estar mais nas situações, cargos e instituições que ocupavam na época, assim como suas opiniões e os fatos narrados referem-se às circunstâncias e ao contexto de então.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA