Plataforma ajuda empreendedor a desenvolver plano de negócio

A plataforma Viabilize ajudará os empreendedores a evitar a "mortalidade" dos negócios. - Foto: Divulgação

A plataforma “Viabilize”, desenvolvida por uma economista capixaba, busca ajudar o empreendedor a garantir sucesso em seu negócio

Um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revelou que 24,4% das empresas fecham as portas com menos de dois anos de existência. E esse percentual pode chegar a 50% nos estabelecimentos com menos de quatro anos.

Pensando nisso, a economista capixaba Valéria Effgen desenvolveu a plataforma “Viabilize”, que busca desenvolver planos de negócios para empresas de todos os segmentos e portes em um método prático e eficiente.

Operando desde julho de 2019, o sistema facilita o trabalho do empreendedor ao longo da elaboração do plano de forma prática e efetiva, visto que os outros sistemas do ramo funcionam, na imensa maioria, apenas como assistentes de Word com algumas planilhas anexadas.

A economista capixaba Valéria Effgen foi a responsável por criar a plataforma. – Foto: Divulgação

“Com o Viabilize, qualquer empreendedor conseguirá elaborar seu plano em poucos dias de dedicação ao sistema, mesmo que não tenha qualquer experiência anterior com plano de negócio. A intenção é que a plataforma ensine de maneira clara que é necessário se organizar e planejar desde a ideia inicial à execução do projeto”, afirma ela.

Por meio do endereço https://viabilize.app, o empreendedor se cadastra gratuitamente e tem acesso a um Plano de Teste, que trará informações sobre o sistema, como ele funciona e o que é necessário para garantir sucesso no seu negócio. Caso o cliente deseje montar seu plano e avançar no sistema ele deverá fazer a contratação do serviço por R$ 199.

Valéria destaca que a plataforma ajudará a quem deseja ser empreendedor no futuro. “Eu percebo que quem busca mais o Viabilize são pessoas do mercado liberal, que desejam montar um escritório, uma lanchonete, entre outros. Daqui a alguns anos, a tendência é que daqui há alguns anos, 90% das pessoas deixem de ser empregados para se tornar empregadores, por isso é importante estar apto e pronto para o novo mercado”, diz a economista.

Cinco passos para alcançar o sucesso com o Viabilize:
– A Ideia: é onde é feito o Canvas, de forma rápida e fácil, permitindo prever a aplicação do novo negócio, produto ou serviço.
– O Mercado: todas as ferramentas tradicionais organizadas de um jeito único, capaz de fazer o empreendedor perceber todo o movimento do mercado que pretende atuar.
– O Negócio: nessa etapa o empreendedor planejará o funcionamento de cada área do seu negócio, permitindo dominar seu processo de ponta a ponta. Desde a criação do produto até a experiência do cliente.
– Projeções: a grande “vedete” do sistema, quando o empreendedor descobre se seu negócio será viável como um negócio para sua vida. Ele projetará o lucro que poderá ter e quando o capital investido retornará para ele.
– Cockpit: essa etapa marca oficialmente o início da execução. No Cockpit o empreendedor adiciona ingredientes importantes para que seu negócio dê certo, construindo um plano de ação completo que conterá suas tarefas principais para a implantação do seu projeto com prazos e responsáveis.
Leia Também: