29.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

PIB capixaba fica estável no último trimestre de 2019

Resultado não reflete a economia do Estado, afirmou o secretário de Fazenda

O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (26) na live do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). De acordo com o instituto, o Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo fechou em 0% no quarto trimestre de 2019, se comparado ao mesmo período de 2019. O resultado foi puxado pelo baixo desempenho das indústrias extrativistas que recuou 15,7%. Todavia, o comércio varejista e o setor de serviços tiveram resultados positivos.

“Tivemos um PIB estável também no acumulado de 2019. Porém, isso não reflete a economia do Espírito Santo. Prova disso foi o balanço do ICMS do ano passado, fechado em 11,3%, que representa tudo o que uma empresa vende para o mercado interno e externo”, analisou o secretário de Estado de Fazenda, Rogelio Pegoretti.

- Continua após a publicidade -

Contudo, o varejo ampliado, teve sua maior alta na venda de materiais de escritório e informática, com alta de 43,2%. Outro setor que puxou o indicador foram as vendas de veículo, motocicletas e peças, com o índice 12,3% maior que o último trimestre de 2018.
Outro indicador responsável pela estabilização do PIB capixaba é o setor de serviços, que cresceu 1%. O indicador foi puxado pelos serviços prestados às famílias, + 6,9%, e transportes, + 3,4%.

Segundo o diretor presidente do Instituto, Luiz Paulo Vellozo Lucas, apesar de esses dois setores terem tido um bom desempenho, a estabilidade do PIB no último trimestre de 2019, não foi uma surpresa. “A tragédia de Brumadinho, seguida da redução das atividades da Vale e a retração na fabricação de celulose e a produção e extração de minério de ferro, puxaram o índice para baixo. Esse resultado já era esperado, pois seguiu o cenário de todo o ano”, declarou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA