16 C
Vitória
terça-feira, 4 agosto, 2020

Sinal verde para os patinetes em Vila Velha

Leia Também

Com medidas de precaução, Brasileirão vai ser bem diferente em 2020

A CBF estabeleceu uma diretriz detalhada de cuidados com o novo coronavírus e fixou uma rotina diferente da habitual para todos os torneios nacionais

Iluminação de Vila Velha: confira resultado do leilão

O parque de iluminação pública de Vila Velha (ES) será ampliado e modernizado pelo Consórcio SRE – IP Vila Velha, pelos próximos 20 anos.

Dia dos Pais: 47,8% das pessoas comprarão presentes on-line

De acordo com uma pesquisa, 57,6% das pessoas entrevistadas pretendem celebrar o Dia dos Pais; 21,5% ainda estão na dúvida sobre comemorar ou não.

Sistema Bike VV também passará por ampliação

O mês de setembro começou com a permissão oficial para operação do sistema de patinetes elétricos compartilhados em Vila Velha. O prefeito Max Filho fez a assinatura do decreto municipal para implantação do serviço no domingo (1°), na Praia da costa.

O gestor municipal explicou que o sistema foi fruto da participação popular. “Antes de autorizar mais esta possibilidade de mobilidade urbana, a prefeitura de Vila Velha realizou uma consulta pública”, afirmou Max Filho. Ele aproveitou para anunciar o plano de expansão do sistema de compartilhamento de bicicletas Bike VV. Atualmente conta com 20 estações localizadas em oito bairros.

“A concessão da operação da Tembici/Bike VV termina no dia 15 de dezembro. No próximo dia 16 de setembro publicaremos, no Diário Oficial do Município de Vila Velha, uma nova concorrência pública referente ao sistema de compartilhamento de bicicletas. Pretendemos expandir esta operação a outros bairros, com um maior número de estações e com mais bicicletas disponíveis à população”, acrescentou o prefeito.

Valores e aplicativo

A gerente de Relacionamento Institucional e Governamental da Grow Brasil, empresa responsável pelos patinetes Yellow Fernanda Laranja, explicou como o usuário poderá utilizar os patinetes elétricos e ter acesso ao sistema:

“Iremos, inicialmente, trabalhar nas mesmas áreas do sistema de compartilhamento de bicicletas em Vila Velha. Os usuários poderão acessar o sistema por meio do aplicativo Yellow, via sistemas Androide e IOS. Por meio do aplicativo, o usuário pode desbloquear nossos equipamentos, via cartão de crédito ou através da compra de créditos. Nosso sistema não possui estações. Os clientes podem pegar e deixar os patinetes elétricos ao longo da cidade. O equipamento pode ser desbloqueado por R$ 3,00 (três reais) a um custo de R$ 0,50 (cinquenta centavos por minuto) de utilização, a partir do desbloqueio”.

As regras

Pela legislação, a velocidade máxima permitida para veículos ciclo elétricos é de 20 km/h. Eles poderão circular em vias cujo o limite de velocidade seja inferior a 40 km/h, na mão da via ao lado direito. Portanto, fica proibida a utilização nas calçadas e em vias arteriais, como: Avenida Hugo Musso, Avenida Luciano das Neves, Rodovia Darly Santos, Avenida Carlos Lindemberg e Avenida Champagnat (as duas últimas possuem ciclovias, onde o uso é permitido).

Somente poderão fazer uso dos veículos ciclo elétrico os maiores de 16 anos e com utilização de calçado firme ao pé. Não é permitido o transporte de animais e cargas; e nem a utilização do mesmo veículo ciclo elétrico por mais de um usuário. Além disso, a empresa permissionária e/ou autorizada deverá manter seguro de responsabilidade civil de usuários.

Já o usuário que descumprir as exigências será advertido e poderá ter seu cadastro junto a empresa operadora cancelado.


LEIA TAMBÉM
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Auxílio emergencial elevou em 24% renda pré-pandemia, mostra pesquisa

Segundo estudo, dado destaca a pobreza e a desigualdade do país. Saiba mais! As pessoas que recebem o auxílio emergencial, pago pelo governo federal durante...

Top 5 da sobrevivência

Disruptura. Definitivamente essa é palavra de ordem no universo da gestão. Após três meses convivendo com as bruscas mudanças nos processos de trabalho provocadas pela pandemia, proprietários dos setores da indústria e do comércio ainda não são capazes de mensurar o tamanho do estrago final que o novo coronavírus vai deixar

Empresa que vai gerir Parque de iluminação de Vila Velha será conhecida na próxima semana

O leilão que definirá a empresa que vai gerir o serviço nos próximos 20 anos será conhecida na próxima segunda-feira (03), na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), na Bolsa de Valores, em São Paulo.

Câmara aprova novamente programa de financiamento para pagamento de folha

A Câmara aprovou nesta quarta-feira, 29, a medida provisória que cria um programa de financiamento para o pagamento da folha salarial durante a pandemia de covid-19.

Vida Capixaba

Golpe pelo WhatsApp: saiba como evitar!

Várias pessoas estão sendo vítimas de golpistas que tem clonado números de WhatsApp de pessoas e mandando mensagens pedindo dinheiro.

Horário de pico muda em Vitória

Em Vitória, por conta da pandemia do novo coronavírus, houve uma redução considerável no fluxo de veículos que passam pelas ruas e avenidas da capital.

Como aproveitar melhor o FGTS emergencial?

Para muitas pessoas, esse dinheiro já tem destino definido, como pagar algumas contas essenciais, além de investimento pessoal, mas será que existe uma forma melhor de aplicá-lo? Especialista explica!

Aprenda uma profissão! Cursos rápidos com aulas on-line

Os cursos têm o objetivo de qualificar os profissionais para atuar diante da pandemia, de forma rápida, e foram criados para atender às principais demandas da população.
Continua após publicidade