Atividade acontece no Sítio Altoé da Montanha, e biólogos acreditam que existam cerca de 400 espécies de aves
Por Redação
Um dos grandes destaques da Feira Estadual de Turismo Rural (RuralturES), realizada na última semana, foi a Passarinhada – atividade de observação de aves no Sítio Altoé da Montanha, em Venda Nova do Imigrante. A iniciativa promete se tornar uma das principais atrações turísticas da região, impulsionando o ecoturismo local.
Durante a RuralturES, grupos de visitantes participaram da observação, onde foram identificadas 234 espécies de aves. Segundo a bióloga Cláudia Pimenta, diretora da Biocap, esse número é significativo, considerando que a amostragem foi realizada em um período não ideal. Ela acredita que, em condições mais favoráveis, o total de espécies catalogadas pode chegar a 400.
Esse levantamento já foi apresentado no Avistar, evento internacional de observação de aves realizado anualmente em São Paulo, marcando o início da divulgação de Venda Nova do Imigrante como um destino promissor para a atividade.
A observação de aves, além de fomentar o turismo, também contribui para a preservação da Mata Atlântica, como ressaltou Sabrina Zandonadi, secretária de Meio Ambiente de Venda Nova do Imigrante, que acompanhou a Passarinhada. “A atividade reforça o valor da conservação ambiental e atrai um público interessado em desfrutar e preservar a natureza”, destacou.
Além desta nova atividade, o Sítio Altoé da Montanha já conta com pousada, café e trilhas ecológicas, e agora, busca atrair um público mais especializado. Os proprietários pretendem agregar valor à experiência turística, oferecendo serviços voltados para os apaixonados pela natureza e por aves raras.
Como participar?
Interessados em participar da Passarinhada podem entrar em contato com o Sítio Altoé da Montanha pelo WhatsApp (28) 99927-9912 ou (28) 99930-9912 para se informar sobre as próximas datas de observação.