23.8 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Páscoa: excesso de chocolate faz mal para pele?

O alto consumo de chocolate pode aumentar o aparecimento da acne, principalmente em pessoas que já possuem pré-disposição à condição

A Páscoa é nesse domingo e os chocólatras já estão ansiosos para se deliciar com os ovos de chocolates. Mas será que o excesso de chocolate pode fazer mal para pele? Será que pode causar espinhas?

A médica dermatologista Ana Flávia Lemos explica que o chocolate de pouca qualidade, com muito açúcar e gordura hidrogenada e glúten pode fazer mal. Porém, o chocolate tem o seu lado bom. O ideal são aqueles com porcentagem mais alta de cacau, a partir de 50%, com menos açúcar e gordura, pois apresentam antioxidantes, como os flavonoides, que são bons para prevenir o envelhecimento.

- Continua após a publicidade -

O alto consumo de chocolate também pode aumentar o aparecimento da acne, principalmente em pessoas que já possuem pré-disposição para a doença. Segundo a dermatologista, isso ocorre porque os produtos com baixo percentual de cacau provocam o aumento da oleosidade da pele.

Outro problema que pode ser causado pelo excesso de chocolate é a reação alérgica, muito comum em crianças. Coceiras, irritação na pele com vermelhidão e bolhas, diarreia e até rinite alérgica, são alguns sintomas. Em crianças alérgicas ou atópicas pode agravar o quadro, até porque algumas têm intolerância a lactose. “O recomendado é consumir com equilíbrio e caso ocorra alguma reação na pele, buscar o dermatologista para o tratamento”, recomenda Ana Flávia Lemos.

*Matéria publicada originalmente em 6 de abril de 2023

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA