27.1 C
Vitória
terça-feira, 30 abril, 2024

Parque Nacional do Caparaó terá um novo acesso em Ibitirama

Governo estadual do Espírito Santo investiu o valor de 3,8 milhões e estará concluído até o final deste ano

Por Kebim Tamanini

O Parque Nacional do Caparaó, conhecido por abrigar o terceiro ponto mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira, está prestes a ganhar um novo acesso. Com investimento do governo estadual capixaba no valor de R$ 3,81 milhões, a expansão deve ocorrer até o final deste ano.

- Continua após a publicidade -

Atualmente, o Parque conta com dois acessos principais, um situado em Alto Caparaó (MG) e o outro em Pedra Menina, distrito de Dores do Rio Preto (ES). Porém, até o final deste ano, uma nova porta de entrada será inaugurada em Ibitirama, ampliando as opções de acesso aos visitantes que gostam de explorar as belezas da Serra do Caparaó.

Embora a localização exata do novo acesso ainda não tenha sido confirmada, a Prefeitura de Ibitirama aponta para possíveis locais, incluindo Pedra Roxa, Posto dos Guardas e Toca de São Jorge.

O Parque Nacional do Caparaó é um verdadeiro ícone do montanhismo brasileiro e um santuário para os amantes da natureza. Além do imponente Pico da Bandeira, que se eleva a 2.892 metros de altitude, a região abriga uma das áreas de preservação mais significativas da Mata Atlântica no território capixaba.

Governo estadual do Espírito Santo investiu o valor de 3,8 milhões e estará concluído até o final deste ano
Vista do alto do Parque Nacional do Caparaó. Foto: Secom

Com um extenso sistema de trilhas de diferentes níveis de dificuldade e percursos, o Parque oferece uma experiência única de caminhadas por florestas e campos de altitude. As trilhas principais conduzem os visitantes ao Pico da Bandeira, podendo ser acessadas tanto pela vertente capixaba quanto pela vertente mineira, permitindo aos aventureiros explorar outros atrativos e desfrutar de vistas panorâmicas ao longo do caminho.

Para os que desejam passar mais tempo em meio à natureza, o Parque dispõe de quatro áreas de acampamento estruturadas, com instalações como banheiros públicos, lava-pratos, mesas, bancos e churrasqueiras. Essas áreas estão localizadas nas partes altas do Parque, facilitando o acesso aos principais atrativos da região.

Outros parques estaduais

O Espírito Santo conta com seis parques estaduais e uma parte do Parque Nacional do Caparaó, que receberam 800 mil visitantes em 2023, conforme dados do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). O Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, foi o mais visitado, registrando cerca de 100 mil turistas.

Os parques estaduais representam ótimas opções de lazer ao ar livre e contato com a natureza, além de oferecerem visitação gratuita. No entanto, é importante observar as regras de funcionamento de cada um antes de visitá-los.

WordPress Tables Plugin

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA