22.7 C
Vitória
terça-feira, 15 DE outubro DE 2024

Três municípios se destacam entre os melhores índices de educação do Espírito Santo

Cidades tiveram desempenhos no IDEB 2023, com resultados acima das médias nacional e estadual nas etapas do ensino fundamental e médio

Por Kebim Tamanini

O Espírito Santo continua a avançar na educação, com destaque para três cidades que obtiveram ótimos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado em agosto pelo Ministério da Educação (MEC). Laranja da Terra, Muniz Freire e Nova Venécia se posicionaram entre os melhores desempenhos do estado, superando a média nacional e estadual nas etapas do ensino fundamental e médio, segundo o estudo do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), que analisou o desempenho de cada ente municipal.

- Continua após a publicidade -

Vale esclarecer que o recorte foi feito com base em uma análise dos municípios que se destacaram nas primeiras posições nas diferentes etapas do ensino. Ou seja, Laranja da Terra, Muniz Freire e Nova Venécia figuram entre os primeiros em todos os rankings.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, Laranja da Terra, Muniz Freire e Nova Venécia alcançaram 7,1 no IDEB, figurando entre as melhores do estado, juntamente com outras cidades que ultrapassaram a meta nacional de 6,0. Esse desempenho reflete a qualidade do ensino oferecido, colocando-as em destaque. O município de Mantenópolis lidera o ranking estadual com 7,7.

Três municípios se destacam entre os melhores índices de educação do Espírito Santo
Ensino Médio do Espírito Santo é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Foto: Secom ES

Quando se trata dos anos finais do ensino fundamental, Laranja da Terra e Muniz Freire estão no topo do ranking estadual, com um IDEB de 6,2, empatadas com Marechal Floriano. Nova Venécia também se sobressai, com 5,9. Esses números superam as médias nacional e estadual, que ficaram em 5,5 e 5,8, respectivamente.

No ensino médio, Nova Venécia se destaca novamente, com um IDEB de 5,3, posicionando-se entre os melhores municípios. Laranja da Terra e Muniz Freire também obtiveram bons resultados, com 5,2. Esses números estão acima da média nacional, de 4,3, e da média estadual, de 4,8. O município de Marechal Floriano lidera o ranking estadual com 5,8.

Cidades com menores desempenhos

No outro extremo, municípios como São José do Calçado, Atílio Vivácqua, Fundão, São Mateus, Apiacá e Sooretama apresentaram resultados não satisfatórios do estado em diversas categorias, segundo o estudo do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Confira no mapa abaixo como cada cidade aparece no ensino fundamental e médio.

Três municípios se destacam entre os melhores índices de educação do Espírito Santo

Três municípios se destacam entre os melhores índices de educação do Espírito SantoTrês municípios se destacam entre os melhores índices de educação do Espírito SantoEspírito Santo

No contexto geral, o Espírito Santo é destaque no cenário nacional, ficando em 1º lugar entre as redes estaduais no ensino médio, com nota 4,8. Além disso, nos anos iniciais do ensino fundamental, o estado ficou na 5ª posição com 6,3, e nos anos finais em 3º lugar, com 5,3.

O governo estadual esclarece que diversos fatores contribuíram para a melhoria dos indicadores educacionais no Espírito Santo e também em diversos municípios capixabas. A pasta tem implementado uma série de ações focadas na redução das desigualdades educacionais.

LEIA MAIS
Sesc-ES abre 4.099 vagas para Educação Infantil e Fundamental em 2025 Sesc-ES abre 4.099 vagas para Educação Infantil e Fundamental em 2025 - As matrículas para novos alunos vão de 16 a 31 de outubro e a seleção para novos bolsistas está aberta até o dia 18, com…
cnu_notas_divulgação Notas do CNU já estão disponíveis para consulta - Também está disponibilizado aos candidatos um extrato do resultado, que contém os detalhes das notas de cada uma das provas

Entre as iniciativas, destacam-se o desenvolvimento de intervenções pedagógicas para mitigar dificuldades de aprendizagem, o apoio aos municípios por meio do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), o rigoroso monitoramento da frequência escolar, a aplicação da metodologia de Busca Ativa Escolar e a utilização de avaliações externas para orientar intervenções pedagógicas.

“Tivemos bons resultados, mas também enfrentamos alguns desafios. Desafios que pertencem à educação pública brasileira como um todo, e não apenas ao Espírito Santo. No entanto, como responsáveis pela gestão da Rede Pública de Ensino do Estado, devemos fazer a nossa parte para que o Brasil comece a mudar”, explicou o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA