33 C
Vitória
sexta-feira, 3 abril, 2020

Palácio Anchieta completa 460 anos de história e recebe exposição “Mestres Espanhóis”

Leia Também

Entretenimento e conhecimento sem sair de casa. Veja como!

O YouTube é um meio de adquirir conhecimento por meio dos canais que nele são mantidos. Conheça as dicas selecionadas por ES Brasil!

Mandetta ‘não vai pedir o boné’, diz Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a defender de forma veemente o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, garantindo que ele tem o apoio de toda a sociedade.

Teste para covid-19 de Trump dá negativo

O médico Sean Conley afirmou que Trump está saudável e sem sintomas. O anúncio foi realizado nessa quinta-feora (02)

Novo coronavírus: 139 casos confirmados e 4 mortes

Destes, 13 pacientes já estão curados, 97 estão em isolamento residencial e 29 estão internados, sendo 20 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Na manhã da última segunda-feira (1), foi realizado o lançamento de peças em comemoração aos 460 anos de história do Palácio Anchieta. Para comemorar a data, o Palácio Anchieta ganhou de presente selo, carimbo e cartão postal. Durante a solenidade, que reuniu autoridades e imprensa, também foi apresentada a exposição “Mestres Espanhóis”, que estará aberta ao público a partir desta terça-feira (2).

“O Palácio Anchieta é uma das mais antigas sedes de Governo em todo o País e merece todas as nossas homenagens. Temos aqui um símbolo da nossa formação histórica e cultural”, destacou o governador Renato Casagrande, que também participou do encontro.

O governador, o diretor regional dos Correios no Espírito Santo Rafael Carpanedo e o secretário da Cultura José Paulo Viçosi, o Frei Paulão, participaram da obliteração do novo selo, que vai compor o acervo do Museu Nacional dos Correios em Brasília, e servirão de pesquisa histórica. “O Palácio Anchieta é um marco histórico e arquitetônico no Espírito Santo. Merecia essa homenagem”, disse Rafael Carpanedo Fiório, dos Correios.

“Mestres Espanhóis”
Autoridades e imprensa também passearam pela exposição “Mestres Espanhóis”, que está colorindo o Salão Afonso Brás. A mostra estará aberta ao público a partir desta terça-feira (02), e permanece em Vitória até 02 de outubro. É uma oportunidade única para o público capixaba conhecer gratuitamente os traçados dos artistas Pablo Picasso, Salvador Dalí, Francisco Goya e Joan Miró.

A exposição conta com 101 desenhos originais, do acervo da Collezioni D’arte Camú, do Consorzio Camú, da Itália. As gravuras mais antigas, datadas de 1815, são o recorte das distintas vivências dos artistas e mostram cenas de peças teatrais, a paradoxidade da vida, espaço, tempo e romance. Com uma extensa abordagem de temas, a exposição, inédita no Brasil, deixa a Itália pela primeira vez para ser apreciada em terras capixabas.

Das gravuras, 40 são obras de Picasso; 20 litogravuras e 1 frontispício da coleção “Maravilhas com Variações”, de Joan Miró; 18 obras e 1 frontispício de Goya, da complexa “Disparates”, e 21 gravuras a ponta-seca de Faust, do surrealista Salvador Dalí.

Além da variada temática, a mostra terá quatro frontispícios, que são a primeira página de um livro que traz o título, referência às obras teatrais pintadas pelos espanhóis, que estarão na mostra. As peças expostas são todas originais e interpretam a cultura figurativa do século XX.

A exposição é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secult, e conta com a parceria do Instituto Sincades.

Serviço:
“Mestres Espanhóis”
Data: 02 de agosto a 02 de outubro
Horário: De terça-feira a sexta-feira – das 10 às 18 horas.
Sábados, domingos e feriados – das 12 às 18 horas.
Local: Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta
Entrada gratuita

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

5 vantagens que a atividade física traz ao mercado de trabalho

Exercícios físicos podem ajudar as pessoas a terem uma vida mais prazerosa e crescerem profissionalmente Com a correria do dia a dia, muitas pessoas entram...

Venda de imóvel? Saiba o que é lucro imobiliário e o impacto no IR

O ucro imobiliário se configura quando o proprietário vende um imóvel por um valor mais alto do que comprou. Veja os impactos causados no IR.

Coronavírus pode reduzir exportações em US$ 18,6 bi, informa CNI

A projeção inicial foi baseada na estimativa de que o PIB global encolherá 1,1% em 2020. A quantidade exportada deve cair 56 milhões de toneladas.

IPRF: prazo para entrega é prorrogado pelo governo

O prazo para a entrega do IPRF foi alterado para 30 de junho, mas mesmo tendo mais tempo, não deixe para a última hora. Saiba mais!

Vida Capixaba

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h

Livros disponibilizados gratuitamente. Confira como acessar!

A Amazon, em parceria com autores, liberou o acesso às obras mais clássicas da literatura. Basta fazer o download e lê-los onde quiser!
Continua após publicidade