Na manhã da última segunda-feira (1), foi realizado o lançamento de peças em comemoração aos 460 anos de história do Palácio Anchieta. Para comemorar a data, o Palácio Anchieta ganhou de presente selo, carimbo e cartão postal. Durante a solenidade, que reuniu autoridades e imprensa, também foi apresentada a exposição “Mestres Espanhóis”, que estará aberta ao público a partir desta terça-feira (2).
“O Palácio Anchieta é uma das mais antigas sedes de Governo em todo o País e merece todas as nossas homenagens. Temos aqui um símbolo da nossa formação histórica e cultural”, destacou o governador Renato Casagrande, que também participou do encontro.
O governador, o diretor regional dos Correios no Espírito Santo Rafael Carpanedo e o secretário da Cultura José Paulo Viçosi, o Frei Paulão, participaram da obliteração do novo selo, que vai compor o acervo do Museu Nacional dos Correios em Brasília, e servirão de pesquisa histórica. “O Palácio Anchieta é um marco histórico e arquitetônico no Espírito Santo. Merecia essa homenagem”, disse Rafael Carpanedo Fiório, dos Correios.
“Mestres Espanhóis”
Autoridades e imprensa também passearam pela exposição “Mestres Espanhóis”, que está colorindo o Salão Afonso Brás. A mostra estará aberta ao público a partir desta terça-feira (02), e permanece em Vitória até 02 de outubro. É uma oportunidade única para o público capixaba conhecer gratuitamente os traçados dos artistas Pablo Picasso, Salvador Dalí, Francisco Goya e Joan Miró.
A exposição conta com 101 desenhos originais, do acervo da Collezioni D’arte Camú, do Consorzio Camú, da Itália. As gravuras mais antigas, datadas de 1815, são o recorte das distintas vivências dos artistas e mostram cenas de peças teatrais, a paradoxidade da vida, espaço, tempo e romance. Com uma extensa abordagem de temas, a exposição, inédita no Brasil, deixa a Itália pela primeira vez para ser apreciada em terras capixabas.
Das gravuras, 40 são obras de Picasso; 20 litogravuras e 1 frontispício da coleção “Maravilhas com Variações”, de Joan Miró; 18 obras e 1 frontispício de Goya, da complexa “Disparates”, e 21 gravuras a ponta-seca de Faust, do surrealista Salvador Dalí.
Além da variada temática, a mostra terá quatro frontispícios, que são a primeira página de um livro que traz o título, referência às obras teatrais pintadas pelos espanhóis, que estarão na mostra. As peças expostas são todas originais e interpretam a cultura figurativa do século XX.
A exposição é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secult, e conta com a parceria do Instituto Sincades.
Serviço:
“Mestres Espanhóis”
Data: 02 de agosto a 02 de outubro
Horário: De terça-feira a sexta-feira – das 10 às 18 horas.
Sábados, domingos e feriados – das 12 às 18 horas.
Local: Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta
Entrada gratuita