25.9 C
Vitória
domingo, 5 maio, 2024

Palácio Anchieta recebe abertura do movimento Outubro Rosa

Com o slogan “Comece por você. Continue pelos que ama”, abertura oficial da campanha neste ano será nesta seguna (2), no Palácio Anchieta

Por Mariah Friedrich

O movimento Outubro Rosa 2023 foi oficialmente aberto no Estado nesta segunda-feira (2), às 17h, no Salão São Tiago do Palácio Anchieta. A intenção por trás do slogan, “Comece por você. Continue pelos que ama”, é enfatizar a importância de cuidar da saúde de forma abrangente e manter o tratamento médico em dia.

- Continua após a publicidade -

A prioridade é preservar vidas e para isso é preciso superar o medo e dedicar esforços para a detecção precoce do câncer. Isso eleva significativamente as probabilidades de cura. Afinal, o câncer de mama é uma doença com chances de cura superior a 90% para casos identificados e tratados nos estágios iniciais.

A abertura do Outubro Rosa teve como destaque a apresentação artística criada por Marcelo Lages, com cantoras, musicistas e mulheres que tiveram participação especial no espetáculo de abertura do movimento no Espírito Santo.

Durante todo o mês de outubro, a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), que coordena a campanha do Outubro Rosa no Espírito Santo, promoverá uma série de eventos, incluindo palestras, orientações e atividades de saúde. As ações englobam tanto setores públicos quanto privados, além de comunidades diversas, como ciganas, quilombolas, pescadoras e grupos representativos da população LGBTQIA+.

Previsão de casos para o Brasil e ES

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê que serão diagnosticados 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil neste ano de 2023. Desse total, 900 casos estão previstos para o Espírito Santo, sendo 120 somente na cidade de Vitória.

Os registros de câncer do Hospital Santa Rita, maior complexo oncológico do Espírito Santo, mostram crescimento ano a ano no número de casos de câncer de mama. Confira na tabela abaixo:

CASOS DE CÂNCER DE MAMA REGISTRADOS NO HOSPITAL SANTA RITA

ANOCASOS
2019727
2020770
2021877
2022868
2023 até JULHO562

O Movimento no ES

A Afecc é responsável pela organização e coordenação do Movimento Outubro Rosa no Espírito Santo. Desde 2010, a cada 1º de outubro, o movimento é oficialmente lançado no Estado. Durante esse período, prédios, estabelecimentos comerciais e residenciais da cidade são iluminados de rosa para divulgar o Outubro Rosa.

Além de levar orientação e educação em saúde para a população, o Projeto Social Afecc Outubro Rosa também arrecada recursos para custear atividades voltadas aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita. Qualquer paciente que necessite de apoio para dar continuidade ao tratamento oncológico após receber alta hospitalar é incluído nos projetos que atendem às suas necessidades sociais. É possível conferir todos os projetos desenvolvidos pela associação no site afecc.org.br.

Movimento Internacional

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA), promovida anualmente desde então.

No Brasil e em diversos países, esse período é celebrado com o objetivo de compartilhar informações e aumentar a conscientização sobre o câncer de mama, contribuindo para a redução da incidência e mortalidade pela doença.

Fatores de risco

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Os principais fatores são:

Comportamentais/Ambientais

  • Obesidade e sobrepeso, após a menopausa;
  • Atividade física insuficiente (menos de 150 minutos de atividade física moderada por semana);
  • Consumo de bebida alcoólica;
  • Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X, tomografia computadorizada, mamografia etc.);
  • História de tratamento prévio com radioterapia no tórax.

Aspectos da vida reprodutiva/hormonais

  • Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos;
  • Não ter filhos;
  • Primeira gravidez após os 30 anos;
  • Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;
  • Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona);
  • Ter feito terapia de reposição hormonal (estrogênio-progesterona), principalmente por mais de cinco anos.

Hereditários/Genéticos

  • Histórico familiar de câncer de ovário ou de câncer de mama, principalmente antes dos 50 anos;
  • Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2;
  • A mulher que possui esses fatores genéticos tem risco elevado para câncer de mama.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA