23.3 C
Vitória
sexta-feira, 20 DE setembro DE 2024

Outubro Rosa, os cuidados continuam!

Aldeias indígenas recebem visita para orientação e cuidados com a saúde

Por Leulittanna Eller 

O mês de outubro está chegando ao fim, mas os cuidados com o câncer de mama precisam ser mantidos e para garantir que todos tenham acesso a informação. As Secretarias de Direitos Humanos (SEDH) e da Saúde (Sesa), em parceria com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), realizaram, nessa terça-feira (27), a segunda Ação Integrada do Outubro Rosa. Desta vez, foi na comunidade indígena Irajá, no município de Aracruz. Na ocasião, também foram distribuídos donativos doados por meio do programa ES Solidário.

- Continua após a publicidade -

Durante a ação, a enfermeira da Afecc Ana Paula Costa Souza realizou uma roda de conversa com as mulheres indígenas sobre os tipos de câncer e como se prevenir.

A gerente de Promoção da Igualdade Racial, Edineia Conceição de Oliveira, que acompanhou a ação, avaliou o momento como “uma troca de informações que pode salvar vidas”.

“Mais uma vez alcançamos um grupo que é pauta da Gerência. Nesse caso, uma comunidade indígena de Aracruz. Cerca de 30 mulheres participaram dessa importante ação. A proposta é que a gente realize ações como essa não somente no Outubro Rosa. Estamos planejando levar esse tipo de informação e serviço, em outros momentos, para os territórios”, destacou Edineia de Oliveira.
As mulheres que participaram atendem aos requisitos para a realização de mamografia. Elas farão o exame, neste sábado (31), ainda como parte da ação integrada entre SEDH e Sesa.

Leia Mais

O representante da Secretaria da Saúde, Júlio César de Moraes, referência técnica da área de Promoção da Equidade da Sesa, falou sobre a importância de se levar informação e atendimento até os territórios.

“Foi uma ação muito importante para a promoção a equidade, sobretudo neste mês, em que temos o Outubro Rosa. Precisamos enfatizar o enfrentamento ao câncer de mama, divulgar e incentivar as pessoas a fazerem o autoexame e a mamografia, e assim conseguirem ter um diagnóstico precoce, caso estejam doentes. A parceria com a Afecc é muito enriquecedora, pois é uma entidade que vem contribuindo há anos para o combate ao câncer no Espírito Santo”, frisou Moraes.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA