27.6 C
Vitória
quinta-feira, 1 outubro, 2020

Os desafios do comércio

Leia Também

Assistente virtual vai tirar dúvidas dos eleitores

TRE-ES apresenta Bel. A assistente virtual irá esclarecer dúvidas sobre a regularidade da situação do eleitor, o número da inscrição eleitoral, o local de votação, dentre outras

Justiça concede liminar suspendendo o retorno às aulas

A juíza Alzenir Bollesi de Pla Loeffler, da 13ª Vara do Trabalho de Vitória, determinou, nesta quarta-feira (30), a suspensão do retorno às aulas presenciais da rede privada do Espírito Santo anunciado pelo governador Renato Casagrande para a próxima segunda-feira (5).

Outubro Rosa: Conscientização sobre o câncer de mama

Começa nesta quinta-feira (01) a campanha Outubro Rosa. Com o tema “Quanto antes melhor”, lançado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o objetivo da ação é conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O comércio é uma das atividades mais antigas da história da humanidade.


Precisar quando a troca de produtos por produtos foi substituída pela troca de produtos por moeda é praticamente impossível, mas é fato que vendemos coisas há muitos séculos.

No Brasil, ser comerciante não é tarefa fácil. Manter uma loja funcionando por aqui, seja ela um pequeno ponto no bairro ou uma rede com várias unidades e funcionários, significa encarar uma série de desafios, sejam eles com a burocracia ou com a alta carga tributária que empreendedores de qualquer setor enfrentam.

Isso sem contar com as crises econômicas. E elas foram muitas ao longo dos anos. Do “Milagre Econômico”, entre 1968 a 79, ao aumento da dívida externa e a disparada da inflação, nos anos 1980, passando pelo Plano Collor, na década seguinte. O cenário só se acalmou em 1994, com a implantação do Plano Real, mas a desvalorização da moeda nos anos seguintes trouxe novos problemas. Um novo ciclo de crescimento teve início em 2004 e foi novamente interrompido pela crise da qual o País começa a sair agora.

O comércio sofre diretamente as consequências de todos esses períodos, pois quando o dinheiro deixa de circular, o desemprego aumenta, a população deixa de comprar e lojistas muitas vezes não conseguem se manter funcionando. Quebrar este círculo vicioso é tarefa das mais difíceis e envolve uma série de fatores que estão acima da nossa vontade.
Mas, se as crises são momentos difíceis de atravessar, também são uma janela aberta para as boas ideias serem colocadas em prática, principalmente quando a velocidade das transformações é cada vez maior.

Atualmente, a forma de vender está mudando. As lojas virtuais crescem a cada ano e as redes sociais são ferramentas indispensáveis para apoiar as vendas, afinal, quem nunca foi ao Instagram ou Facebook procurar dicas sobre um produto antes de ir a uma loja física comprá-lo?

A longevidade de um negócio é o sonho de todo empresário, especialmente no Brasil, em que mais da metade das empresas fecham nos primeiros cinco anos. Um dos segredos para superar as décadas de história é se manter atento à movimentação do mercado e atualizado sobre todas as novidades no que diz respeito a produtos, formas de vender e público, entre outras. Mas nada disso resolve se o comerciante não tiver a mente aberta para testar novas formas de trabalhar sempre que for necessário para se manter competitivo.

No fim, o que fica é a satisfação de vender um produto de qualidade e fazer a diferença na vida de seu cliente. E um cliente satisfeito, e fiel, é o grande objetivo de todo comerciante.


Monica Paiva é empresária, proprietária das Óticas Cachoeiro, no mercado há 64 anos

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Moraes não vê desvios e vota por manter plano de venda de refinarias da Petrobras

No ano passado, a Corte proibiu o governo de vender uma 'empresa-mãe' sem autorização legislativa e sem licitação

Queimadas no Pantanal batem recorde em 9 meses e são as maiores em 23 anos

Somente na quarta-feira, 30, os satélites captaram 682 focos ativos. Em apenas nove meses, o bioma também bateu o recorde anual

Campos Neto: condições são restritas para emergente com fundamento desfavorável

O presidente do BC também reafirmou que "a conjuntura econômica continua a prescrever estímulo monetário extraordinariamente elevado"

Receita: 1ª alta na arrecadação indica recuperação econômica, diz Malaquias

"Verificamos que o crescimento das compensações tributárias foi usado para quitar os valores diferidos", explicou Malaquias

Assistente virtual vai tirar dúvidas dos eleitores

TRE-ES apresenta Bel. A assistente virtual irá esclarecer dúvidas sobre a regularidade da situação do eleitor, o número da inscrição eleitoral, o local de votação, dentre outras

Justiça concede liminar suspendendo o retorno às aulas

A juíza Alzenir Bollesi de Pla Loeffler, da 13ª Vara do Trabalho de Vitória, determinou, nesta quarta-feira (30), a suspensão do retorno às aulas presenciais da rede privada do Espírito Santo anunciado pelo governador Renato Casagrande para a próxima segunda-feira (5).

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Guedes: precatório não é fonte saudável, limpa, permanente e previsível

Temos o direito de examinar do ponto de vista de controle de despesas, o exame não é jamais para financiar programa A ou B", completou ministro

Economia: pedidos de seguro-desemprego caem 11,6% na 1ª quinzena de setembro

O custo de cada parcela adicional é estimado em R$ 8,35 bilhões, segundo cálculos da equipe econômica obtidos pelo Broadcast

‘Vamos fazer programa de substituição tributária’, diz Guedes

Ricardo Barros (PP-PR), afirmou ainda que não haverá aumento de carga tributária na proposta de reforma que o governo construirá

Conab avalia que Brasil terá segunda maior safra de café em 2020

O 3º Levantamento da Safra 2020 de Café, divulgado hoje (22), em Brasília, pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), foi estimado em 61,6 milhões...

Vida Capixaba

Nova LEI proíbe fumar em parques públicos de Vitória

Agora é lei em Vitória: fica proibido fumar nos parques públicos municipais. Não será permitido o fumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés ou qualquer produto fumígeno, derivado ou não do tabaco.

Hoje é dia da moqueca capixaba

A data, 30 de setembro, foi instituída por meio de lei municipal nº 8.313/12 e faz parte do calendário oficial de Vitória

Outubro Rosa 2020: novo formato, mesmo conceito

O movimento oficial Outubro Rosa 2020 chega em novo formato no Espírito Santo, mas com o mesmo conceito: alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer. Afinal, a vida mudou. A forma de cuidar dela, não.

Bate-papo sobre “logística reversa”

A Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Espírito Santo (ABES-ES) irá promover um bate-papo online na terça-feira (29), às 19h, com o tema “Logística Reversa”.
Continua após publicidade