31.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Orquestra Jovem Vale Música se apresenta nesta quinta (27)

Grupo promoverá passeio pela história da música clássica com apresentações gratuitas

Por Rafael Goulart

A Orquestra Jovem Vale Música abre a sua temporada de 2023 nesta quinta (27) com dois concertos na Casa da Música Sônia Cabral, na Rua Sete de Setembro, no centro de Vitória.

- Continua após a publicidade -

Regida pelo Maestro Lucas Anizio e com repertório construído pela violinista Carla Rincón, o grupo apresentará a História da Música Clássica, visitando seus principais compositores e períodos históricos.

Serão duas sessões: o concerto didático está marcado para começar às 15h e é exclusivo para o estudantes da rede pública. Já o concerto aberto ao público acontecerá a partir de 19h30 com entrada franca.

O programa reunirá peças dos períodos Barroco, Clássico, Contemporâneo e Romântico, com temas de compositores estrangeiros, incluindo Mozart e Vivaldi, e também de brasileiros, como Heitor Villa-Lobos.

“Ao planejar o ano de 2023, fechamos o repertório com foco no conhecimento técnico e educativo dos alunos, e também do público que irá nos assistir, além de ser um repertório que faz parte da formação dos estudantes de música”, explica Lucas Anizio.

De acordo com o maestro, o Concerto Didático terá como objetivo mostrar aos alunos as características e mudanças de cada período histórico. “O concerto da noite seguirá o mesmo repertório, porém de forma artística e voltado para o público em geral”, acrescenta.

 “Este ano, a Orquestra Jovem Vale Música fará concertos inesquecíveis. A exemplo dos anos anteriores, teremos concertos voltados para música erudita e popular; o público pode esperar por muita emoção, inclusive com uma homenagem a um mestre da MPB”, adianta Lucas.

A Orquestra

A Orquestra Jovem Vale Música conta com 26 integrantes de 14 a 26 anos e já realizou diversos concertos, entre eles: Homenagem aos 50 anos de carreira de Milton Nascimento (2013),  homenagem a Ivan Lins com a participação do cantor e do pianista Gilson Peranzzetta (2015) e o concerto dedicado aos 80 anos de Roberto Menescal (2016).

Anualmente participa de Festivais de Música, como o Festival de Música Erudita do Espírito Santo e o Festival de Inverno de Domingos Martins.

Em dezembro de 2020, com a pandemia da Covid-19, a Orquestra Jovem Vale Música apresentou o concerto virtual “Brasileiríssimo” com do baião “Eu só quero um xodó”  de Dominguinhos e Anastácia. A adaptação foi cedida pelo maestro Modesto Flávio, um dos primeiros regentes a atuar no Projeto Vale Música.

Em setembro de 2022, a Orquestra adaptou canções autorais de bandas capixabas para o formato sinfônico no concerto “Orquestra Jovem Vale Música e Convidados”, realizado no Teatro Glória, em Vitória.

Apresentação que, sob a regência do maestro Lucas Anizio, contou com a participação de Amaro Lima (Manimal), Anderson Ventura (Java Roots), Bob Reggae (Rastaclone), Jon Santos (Herança Negra), Renato Casanova (Casaca) e Rodrigo CX (Salvação).

Outro concerto de destaque foi a apresentação dedicada à música contemporânea latino-americana, no 10º Festival de Música Erudita do Espírito Santo, em novembro do ano passado, em que apresentou as peças “Três pequenas variações”, de Clarice Assad, e “Pequena Suíte para Cordas”, de João Guilherme Ripper, encomendadas pelo Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS), projeto desenvolvido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Serviço

Concertos da Orquestra Jovem Vale Música
Regência: Lucas Anizio
Data: 27 de abril (quinta-feira)
Local: Casa da Música Sônia Cabral – R. São Gonçalo, Centro, Vitória, ES, CEP. 29.015-210

Concerto Didático
Horário: 15h
Exclusivo para estudantes da Rede Estadual de Ensino

Concerto aberto ao público
Horário: 19h30
Entrada franca

Repertório

Período: Barroco
Concerto para 2 violinos – Antonio Vivaldi
Solistas: Ana Vitória Salles e Maria Júlia Euzébio

Período: Clássico
Eine Kleine Nachtmusik, I. Allegro – Mozart

Período: Contemporâneo
Prelúdio – Bachiana n. 4 – Villa-Lobos
Elegia – José Siqueira
Solista: Henryck Saymons

Período: Romântico
Serenade for Strings Op. 48 – Tchaikovsky

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA