Altas temperaturas podem contribuir para o surgimento de doenças como diarreia, gastroenterite e desidratação
Por Kebim Tamanini
O Espírito Santo, assim como grande parte do Brasil, tem enfrentado uma onda de calor nos últimos dias. Na Grande Vitória, foram registrados quase 38°C e a previsão é de que as altas temperaturas persistam até o próximo final de semana, afetando principalmente as crianças.
O médico pediatra Jovarci Motta destaca a importância de estar atento aos sinais que as crianças podem apresentar durante esse período. “O clima quente pode contribuir para doenças como diarreia, gastroenterite e desidratação. A melhor forma de cuidar da saúde dos pequenos é garantir que estejam bem hidratados”, explica.
Ele ressalta a importância de estimular o consumo de líquidos entre as crianças. “Manter uma garrafinha ao alcance da criança, colocar uma garrafa de água na mochila quando forem para a escola ou mesmo deixar sobre a mesa enquanto estudam pode ajudar a desenvolver o hábito de beber água”, observa o pediatra.
- Locais adequados para banho em Vitória e Vila Velha
- Secretarias fazem ações de combate ao câncer de próstata
Além disso, a pele das crianças também merece atenção especial. De acordo com Jovarci, a textura da pele pode indicar se está bem hidratada ou não. “Pele sem elasticidade, língua seca e olhos ressecados são sinais de desidratação”, destaca.
Dicas para manter as crianças bem hidratadas
- Mantenha sempre uma garrafinha de água por perto para as crianças. Os pequenos desenvolvem esse hábito mais facilmente;
- Ofereça frutas ricas em líquidos, como melancia, melão, abacaxi e outras, que são importantes fontes de energia para os pequenos;
- Fique atento à cor da urina da criança. Quanto mais escura, mais água ela deve ingerir;
- Oferecer picolés e sorvetes é uma forma refrescante e divertida de garantir momentos agradáveis com as crianças.